Num momento em que se tem falado – e bem – sobre tornar útil o nosso “vouguinha” e linha do Vouga, questiono-me quantas pessoas têm utilizado a segunda melhor hipótese ao comboio, sendo os autocarros. Deixo desde já claro, que devem encarar estas palavras, como dicas de melhoria aos olhos de um utilizador, e não como simples críticas.
Se não tem utilizado os autocarros, melhor ainda, e proponho o seguinte exercício: Escolha um destino, desloque-se até ao centro coordenador de transportes, apanhe um autocarro até esse destino. Conseguiu?
De volta às bases: se procurar pelo painel de informações, atrás da escada rolante, temos todo o tipo de informações, exceto os operadores, as rotas e horários. Num dos vidros junto à porta da interface, encontra-se um papel semi-rasgado da AVSouto, com meio horário. Questiono aos operadores: Não fará sentido aos passageiros saber para que locais podem ir, a que horas, e quem os leva?
Avancemos na viagem – Sente-se a aguardar pela sua partida, sempre com olho no painel dinâmico de partidas para não perder o autocarro - Viu onde eu queria chegar? - O painel de partidas, apenas mostra uma demonstração das funcionalidades pré-programadas do fabricante, não a informação sobre partidas e chegadas que deveria lá estar. Vá até junto de um dos motoristas, na interface e questione quando parte, ou arrisca-se “a ficar em terra”.
Fico a pensar. Tendo nós o mais difícil, que foi o investimento nos equipamentos e materiais, porque não os utilizamos e mantemos corretamente? Afinal de contas, uma lista com operadores e rotas, impressas em papel – seja preto e branco – não é tão dispendioso quanto isso.
Embarquemos noutros caminhos. Pretendo ir para Lisboa, a rede Expressos, apenas faz uma paragem em São João da Madeira, não é uma alternativa viável. Vou então apanhar o comboio em Ovar, já que o nosso “vouguinha” ainda não é uma alternativa capaz, pretendo ir de autocarro até Ovar, mas não sei qual embarcar, porque não tenho informação. O único operador que tem loja no CCT, fui lá perguntar, não tem rota para Ovar. Será que posso ir de autocarro até Ovar? Não sei, sem ser a Transdev quem mais opera ou tem partidas do CCT?
Como precisava mesmo de ir a Lisboa, lá fui à única rota fiel, que é o autocarro para o Porto de hora a hora. Por falar nisso cheguei à minha paragem, deixem-me ir apanhar o comboio no Porto. Até logo…
Empresário sanjoanense