Sociedade

Cidade recebe congresso nacional sobre património industrial

• Favoritos: 31


Evento decorre na Sala dos Fornos da Oliva Creative Factory e é organizado pela European Route of Industrial Heritage, a maior rede de parceiros na área do património industrial na Europa.

Com intervenções de representantes de várias instituições ligadas à gestão e manutenção do património industrial em Portugal, o Congresso ERIH PT23 decorre na Sala dos Fornos da Oliva Creative Factory, em S. João da Madeira, no início da próxima semana (segunda-feira, dia 30, e terça-feira, 31 de janeiro).
Alexandra Alves,  enquanto representante da European Route of Industrial Heritage (ERIH) (ERIH) em Portugal, falou a “O Regional” sobre este congresso, que se realiza pela primeira vez em S. João da Madeira, manifestando confiança de que o evento “dê o mote” para que cada vez mais industriais “fiquem sensibilizados para a preservação do património”, desde logo o “da sua própria empresa”.
A responsável da unidade de turismo da câmara municipal de S. João da Madeira não está neste evento investida dessas funções, mas sim como representante no nosso país, da ERIH, entidade organizadora e que é “a maior rede de parceiros na área do património industrial da Europa”.
Nessa qualidade, propôs-se colocar de pé este congresso em S. João da Madeira, pelo relevante papel que a cidade tem tido na afirmação do turismo industrial no nosso país, um processo de que é, há vários anos, a responsável técnica na autarquia sanjoanense.
Para além da vertente mais voltada para a defesa e valorização do património industrial numa perspetiva arqueológica, o congresso terá também, como revela Alexandra Alves, abordagens à “indústria viva” - aquela que está a laborar e a produzir - e ao importante papel que pode ter na salvaguarda de elementos relevantes para memória futura.

Memória industrial 

A ERIH é um itinerário cultural do Conselho da Europa, certificado desde 2019, e integra várias entidades públicas e privadas, parceiras da rede nacional de Turismo Industrial, entre as quais o município de S. João da Madeira.
A autarquia sanjoanense é também uma das instituições que apoiam a realização do congresso, durante o qual as atenções de quem participa vão estar centradas nos esforços empreendidos por vários sítios com história industrial em Portugal para ativar essa memória e essa cultura.
Assim, de acordo com informação da organização, “serão apresentadas soluções em fase experimental ou já implementadas”, de forma a transmitir “uma visão geral das soluções atuais já testadas, tais como a digitalização, a patrimonialização, as exposições interativas, as experiências locais participativas, entre outras”.
Subordinado ao tema “Memória Industrial – Os Novos Desafios na Salvaguarda”, o congresso, que regista cerca de 200 inscrições, procurará dar resposta a questões relacionadas com a diversificação e atração de públicos, bem como com os processos de atualização no que respeita à linguagem, à programação, às ferramentas, à mediação, às novas tecnologias ou mesmo à própria definição dos circuitos de visita.

Aniversário do Turismo Industrial 

Decorrendo do início da próxima semana, segunda e terça-feira (30 e 31 de janeiro), este congresso encerra as comemorações do 11.º Aniversário do Turismo Industrial de S. João da Madeira, programa municipal criado em janeiro de 2012 e que conta com o envolvimento de vários parceiros institucionais e empresariais.
São 11 anos com “um balanço positivo, sem dúvida alguma”, assevera Alexandra Alves, dando conta de que, depois de dois anos em que a atividade foi fortemente condicionada pela pandemia da covid-19, a procura voltou a aumentar, ao ponto de já começar a haver “dificuldade em dar resposta”.

31 Recomendações
118 visualizações
bookmark icon