Sociedade

Instalações da antiga metalúrgica Oliva recebem congresso sobre património industrial

• Favoritos: 22


Evento decorre na Oliva Creative Factory, encerrando as comemorações do 11.º Aniversário do programa de Turismo Industrial de S. João da Madeira.

Com intervenções de representantes de várias instituições ligadas à gestão e manutenção do património industrial em Portugal, o CONGRESSO ERIH PT23 decorre na Sala dos Fornos da Oliva Creative Factory, em S. João da Madeira, no início da próxima semana (segunda-feira, dia 30, e terça-feira, 31 de janeiro).
Com cerca de 200 inscrições até ao momento, o evento é organizado pelo representante nacional da European Route of Industrial Heritage (ERIH), um Itinerário Cultural do Conselho da Europa, certificado desde 2019, e integra várias entidades públicas e privadas, parceiras da rede nacional de Turismo Industrial, entre as quais o município de S. João da Madeira.
A autarquia sanjoanense é também uma das instituições que apoiam a realização do congresso, durante o qual as atenções de quem participa vão estar centradas nos esforços empreendidos por vários sítios com história industrial em Portugal para ativar essa memória e essa cultura.
Assim, de acordo com informação da organização, “serão apresentadas soluções em fase experimental ou já implementadas”, de forma a transmitir “uma visão geral das soluções atuais já testadas, tais como a digitalização, a patrimonialização, as exposições interativas, as experiências locais participativas, entre outras”.
Subordinado ao tema “Memória Industrial – Os Novos Desafios na Salvaguarda”, o congresso procurará dar resposta a questões relacionadas com a diversificação e atração de públicos, bem como com os processos de atualização no que respeita à linguagem, à programação, às ferramentas, à mediação, às novas tecnologias ou mesmo à própria definição dos circuitos de visita.

 

22 Recomendações
112 visualizações
bookmark icon