Educação

Erasmus+, Eco-Logical Challenge

• Favoritos: 18


Se 12 a 16 de dezembro, quatro alunos do 9º A e duas professoras participaram na segunda mobilidade do Projeto Erasmus+, Eco-Logical Challenge, que se realizou na Alemanha, mais concretamente na cidade de Hamm. Participaram, ainda, desta mobilidade alunos e professores de Alemanha, Espanha, Polónia e Turquia.
Como o projeto se relaciona com questões ambientais, as atividades realizadas na escola e as visitas culturais efetuadas foram sempre neste âmbito. Assim, trocaram-se sementes de flores e vegetais típicos de cada país, para serem semeados nas várias escolas. Os alunos efetuaram uma vela, um porta-chaves com feltro e pintaram t-shirts com mensagens alusivas ao tema do projeto. Para além disto, também elaboraram um instrumento musical com madeira. Visitaram, em Oberhausen, um gasómetro desativado onde está patente uma exposição fotográfica sobre os efeitos das alterações climáticas. Na cidade de Munster, efetuaram um workshop sobre reciclagem de papel.
Além dos conhecimentos adquiridos e do contacto com as diferentes línguas oficiais de cada país participante, a mobilidade permitiu, ainda, estreitar laços entre alunos e professores envolvidos no projeto.

Profª Isabel Abelheira

 

Concurso Nacional de Leitura – fase escola
Com o objetivo de estimular o gosto e o prazer da leitura, com vista a melhorar o domínio da língua portuguesa, a compreensão leitora e os hábitos de leitura, na primeira semana de janeiro decorreu a prova da fase escola do Concurso Nacional de Leitura, um desafio do Plano Nacional de Leitura, na qual participaram 360 alunos do Agrupamento JSC.
José Saramago foi o autor selecionado, no âmbito das comemorações do centenário do seu nascimento, e os alunos leram os livros O silêncio da água (1.º ciclo), Uma luz inesperada (2.º ciclo), Jerónimo e Josefa (3.º ciclo), O conto da ilha desconhecida (secundário).
Muitos alunos obtiveram a classificação máxima, contudo apenas dois de cada ciclo podem passar à fase concelhia pelo que, após análise da questão de desempate, são considerados vencedores os seguintes:

Maria Santos, EB1 Casaldelo
Clara Barbosa, EB1 Carquejido
João Oliveira, 5.º A
Alice Santos, 6.º B
Maria Ângela Ferreira, 8.ºC
Joana Fernandes, 9.º C
Rafael Moreira - 10.º C
Rita Costa - 11.º E
A próxima fase, na Biblioteca Municipal Renato Araújo, onde estarão presentes estes oito alunos que, no momento, leem obras de Agustina Bessa-Luís, decorrerá no dia 27 de fevereiro de 2023.
Parabéns a todos os participantes!

Coordenadora das BE, Ana Paula Oliveira

 

Erasmus+, projeto “Well”
Na semana de 12 a 16 de dezembro, no âmbito do programa Erasmus+, decorreu em Galway, na Irlanda, a primeira mobilidade do projeto “Well”.
Foram dias de intensa e enriquecedora partilha entre docentes e técnicos provenientes da República Checa, Roménia, Croácia, Irlanda e Portugal, com a participação em workshops, palestras e visitas culturais que tiveram como tema central a liderança nas escolas e inclusão.
Em abril, será a vez de o Agrupamento dar as boas-vindas aos parceiros tendo como mote as lideranças intermédias e a sua autonomia.

Profª Sílvia Augusto

 

18 Recomendações
comments icon0 comentários
0 favoritos
33 visualizações
bookmark icon

Escreva um comentário...

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *