Cultura e Lazer

Documentário sobre músicos de rua exibido nos Paços da Cultura na semana passada

• Favoritos: 31


Realizado por Luís Moya, esta é a primeira longa-metragem do cineasta que tem vindo a ser distinguido pelos seus trabalhos.

O projeto de promoção do cinema português Cine S. João exibiu, na semana passada, o documentário “Por Detrás da Moeda”, realizado por Luís Moya.
A sessão decorreu no dia 12 de janeiro, às 21h15, nos Paços da Cultura, sendo, como habitualmente, gratuita.
Contou, entre outras, com a presença da produtora executiva do filme, Júlia Rocha.
“O documentário ‘Por detrás da moeda’ é um filme essencialmente sobre pessoas que nos aproxima da realidade vivida pelos músicos e artistas de rua do Porto”, explica aquela responsável. “Permite-nos ver e conhecer a história para lá da moeda que se deixa ficar. Uma realidade mostrada pelo realizador através de duas perspetivas, a ‘dos palcos para as ruas e das ruas para os palcos’”, acrescenta.
Em declarações a ‘O Regional’, à margem da sessão, Júlia Rocha salientou que “o filme foi bem acolhido pelo público do Cine S. João, em S. João da Madeira, que se mostrou sensível a toda a narrativa que o realizador fez chegar”.
Além disso, “foi notória a reação da audiência durante a exibição, entre alguns momentos mais sérios e outros mais hilariantes, um público que se mostrou próximo e interessado”, frisou a produtora.
No seu entender, projetos como o Cine S. João “são muito importantes na distribuição e divulgação de cinema português, em que permitem chegar ao público obras do cinema independente, que nem sempre chegam através no circuito comercial, promovendo um ambiente propício a novas culturas cinematográficas”.
Tal como fora anunciado anteriormente, este filme documentário, que estreou recentemente nos cinemas nacionais, acompanha a vida de artistas de rua, no Porto.
“Por Detrás da Moeda” é a primeira longa-metragem de Luís Moya, que filmou, antes e entre outros, o documentário “Mia Mia Sudan Tamam Tamam”, rodado no Sudão e distinguido com o Prémio de Cinema Português no Fantasporto de 2013.
O documentário mostrado em S. João da Madeira na semana passada é narrado por Nuno Norte, um ex-músico de rua da cidade do Porto, que no início da década ganhou o programa televisivo “Ídolos”.
A obra foi produzida pela Filmógrafo e pelo Cine Clube de Avanca.
Recorde-se que o Cine S. João tem curadoria do Cine Clube de Arouca.

31 Recomendações
114 visualizações
bookmark icon