Educação

Obras de Arte enriquecem o AESL

• Favoritos: 16


Graças à cortesia e disponibilidade dos colecionadores, do Município de São João da Madeira e do Centro de Arte da Oliva (CAO), o Agrupamento conta, agora, com a presença de quatro obras da coleção Norlinda e José Lima no recentemente inaugurado Bloco C,
Assim, três alunas de Artes Visuais e elementos do CAO, encabeçados por Daniel Costa, procederam à identificação de obras passíveis de ser incluídas num espaço escolar e ao respetivo enquadramento, uma mais-valia, sem dúvida, para a formação das nossas jovens artistas e para o desenvolvimento pleno de todos os serafinos.
O próximo passo será o de, a curto prazo, dar continuidade a esta parceria com a inclusão de outras obras que respiram Arte, enriquecendo, assim, os espaços do AESL.

Projeto do Charco em fase de construção
Dos sonhos às palavras, aos projetos … e a concretização acontece!
A construção do Charco Pedagógico, na EB do Parque, com o objetivo de sensibilizar para a importância da conservação e da preservação da biodiversidade, avança, a passos largos, em estreita parceria com a Câmara Municipal.
Nesta fase, já é possível antever que o elevado valor educativo deste ecossistema permitirá a dinamização de várias ações de aprendizagem e de atividades lúdico-científicas enriquecedoras.
Este projeto, futuramente, ao dispor de toda a comunidade educativa, orgulha os seus dinamizadores, pois envolverá alunos e professores dos diferentes ciclos de ensino do AESL.

Formação no AESL
A formação é essencial em qualquer área profissional e, na da Educação, torna-se ainda mais fulcral. O AESL mantém o dinamismo que o carateriza com um alargado plano de formação para docentes, na forma de AFCD, abrangendo temáticas distintas que contribuem para a atualização dos professores.
Neste ano letivo, já tiveram lugar as ações: Direitos de Autor, pela Coordenadora Interconcelhia da RBE de Entre Douro e Vouga; Utilização dos videoprojetores, pelo Prof. José P. Sá; Colóquio DMCE - Sabias que? e Erasmus+@aesl, iniciativas interdepartamentais; Filosofia Ubuntu, pela equipa do Ubuntu/AESL.
Preveem-se, agora, outras formações subordinadas aos temas: Ferramentas Tecnológicas na ótica do seu uso no Ensino, Objetivos de Desenvolvimento Sustentável e Competências Sociais, uma vez que a constante atualização de conhecimentos é uma máxima da atividade de qualquer docente.

«Parlamento dos Jovens»
- Vamos cuidar da nossa mente?
O projeto nacional, desenvolvido pela Assembleia da República, lançou o repto e os alunos do AESL, do 5.º ao 12.º anos, têm estado envolvidos nas suas diversas etapas, desde a formação e a apresentação das listas e dos respetivos programas eleitorais à palestra, dinamizada pelos Serviços de Psicologia e Orientação, em torno da temática “Saúde Mental”, no CMI, destinada aos cerca de 160 alunos envolvidos na atual edição do programa.
O desafio continua… e os deputados serafinos construirão, com certeza, um projeto passível de dar resposta a este importante tema, “Saúde Mental nos jovens – Que desafios? Que respostas?”, que, como sabemos, mexe com cada um de nós e com todos à nossa volta.
Haja saúde… mental!

 

O inverno chegou

O inverno chegou
Frio, forte...
Parece zangado!
E a chuva não passava
Para lá da vidraça
Da porta cerrada.

O inverno chegou
Frio, forte...
Parece zangado!
E o sol não espreita
O céu é acinzentado.

O inverno chegou
Frio, forte...
Parece zangado!
E na rua andamos
De casaco bem apertado.

O inverno chegou
Frio, forte...
Parece zangado!
E os bichos hibernam
Num sono bem descansado.

O inverno chegou
Frio, forte...
Parece zangado!
E nós?
Para o recreio espreitamos
De apetite aguçado!

O inverno chegou
Frio, forte...
Parece zangado!
E, à lareira, eu leio
Um livro bem-humorado.

O inverno chegou
Frio, forte...
Parece zangado!
E nós esperamos que
a chuva e o vento
deem lugar aos dias de sol
para podermos saltar,
correr e brincar
e no recreio espalhar
a alegria que temos
de sermos crianças!

3.ºA da EB de Fundo de Vila

16 Recomendações
48 visualizações
bookmark icon