Cultura e Lazer

Agenda Cultura da Académia de Música

• Favoritos: 38


Com uma renovada inspiração, entramos em 2023 com um vasto leque de concertos no Auditório Marília Rocha da Academia de Música de São João da Madeira.

São muitos e variados os motivos que poderão cativar o público a partilhar connosco um mês de janeiro que lançará o mote para um ano cheio de boa música e, também, um ano de crescimento artístico e pedagógico da nossa Academia.

Iniciamos, já no próximo dia 8, com um dos momentos mais altos da programação do AcáMúsica: o concerto do grande talento da nova geração de pianistas portugueses Vasco Dantas Rocha. Será às 11h00, em mais um concerto comentado, neste caso, pelo próprio pianista, que o público sanjoanense terá a oportunidade de conhecer “Poetic Scenes”, o tema que dá mote a este programa, e que se centra no ‘Belcanto’, desta feita, num instrumento percutido, como o piano. Com um programa cujo conteúdo recai sobre obras para piano com inspiração vocal, especificamente Fados para piano de três compositores portugueses - Alexandre Rey Colaço, Óscar da Silva e Eduardo Burnay - , e Lieder (canções) de R. Schumann, transcritas para piano solo pelo compositor alemão, Carl Reinecke, as quais nunca foram publicadas e são praticamente desconhecidas do mundo musical.
No dia 9, às 18h30, a Academia, dando continuidade às celebrações festivas da época natalícia, apresenta os alunos de Iniciação Musical e o Quarteto de Acompanhamento e Improvisação, que se juntam para um Concerto de Reis. Este concerto é fruto do trabalho pedagógico e artístico dos alunos e professores ao longo do 1º semestre deste ano letivo.
Entre os dias 10 e 23 de janeiro, alunos de todos os instrumentos lecionados na Academia vão ter a oportunidade de se apresentar nas tradicionais Audições Escolares. Os momentos de audição, são muito importantes na formação dos alunos dos cursos do Ensino Artístico Especializado. É, nestas alturas, que os alunos põem em prática todo o trabalho que desenvolveram e, isto, em circunstâncias de enorme desafio pois fazem-no perante o público. São momentos, também, de partilha entre a comunidade escolar que, perante este desafio, procura manifestar o seu apoio e incentivo. Também, no dia 26 de janeiro, às 18h30, um selecionado grupo de alunos de instrumento, apresenta-se no 2º Concerto de Solistas deste ano letivo. De caráter um pouco mais formal, estes concertos são mais um desafio que põem à prova o talento dos alunos da Academia num contexto de apresentação pública. Estas, constituem-se como excelentes oportunidades para o público conhecer o trabalho desenvolvido na Academia de Música de São João da Madeira, no âmbito dos diferentes instrumentos lecionados.
Estão, assim, reunidos bons pretextos para um mês de janeiro cheio de boa música. A Academia de Música de São João da Madeira, deixa o convite à comunidade para esta partilha cultural e artística que, com certeza, enriquecerá todos.

38 Recomendações
46 visualizações
bookmark icon