Região

Fogaceiras: 518 anos de história e identidade

• Favoritos: 13


Dia 20 de janeiro, o centro histórico de Santa Maria da Feira “veste-se” a preceito para celebrar a Festa das Fogaceiras.

A mais identitária festividade religiosa de Santa Maria da Feira e das Terras de Santa Maria, que é também uma referência cultural e turística em toda a região Norte, celebra 518 anos de história com uma renovada participação das nossas comunidades.
A imagem promocional desta edição expressa o orgulho e o sonho de ser fogaceira, personificados por cinco irmãs feirenses, que formam um belíssimo quadro harmonioso e reforçam a importância de preservar esta tradição secular, transmitida de geração em geração através da família.
O projeto comunitário “Ponto Fogaça”, que envolve 55 voluntárias do concelho e da região na produção artesanal de casacos de lã para aconchegar as meninas fogaceiras, também veio reavivar o sentimento pertença e identidade, bem como o sentido de união e partilha que tão bem caracterizam esta festividade.
A programação cultural das Fogaceiras estende-se por todo o mês de janeiro e integra a primeira edição do projeto “3 Concertos, 3 Casas”, que promete transportar-nos para o aconchego de três espetáculos intimistas em três espaços carismáticos do nosso território, repletos de história e de memórias.
De 1 a 28 de janeiro, Santa Maria da Feira celebra em pleno a Festa das Fogaceiras nas suas múltiplas dimensões – cultural, religiosa e cívica – num ano marcado pelo regresso de centenas de meninas fogaceiras às ruas do centro histórico, onde vão desfilar com a fogaça à cabeça, cumprindo o voto ao Mártir São Sebastião.

13 Recomendações
170 visualizações
bookmark icon