Sociedade

Marketing Session sobre Marketing de Influência esgota plateia no ISVOUGA

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Foi com uma plateia esgotada que decorreu a 26.ª Edição do Ciclo de Conferências ISVOUGA Marketing Sessions, no passado dia 20 de dezembro, no auditório do ISVOUGA.

A conferência, subordinada ao tema “Marketing de Influência”, iniciou com uma breve intervenção de Paulo Pinto Santos, Diretor do Clube de Aveiro da APPM – Associação Portuguesa dos Profissionais de Marketing, que relevou a importância dos pilares do marketing tradicional, para uma estratégia de sucesso no marketing digital.
No auditório do Isvouga seguiu-se a apresentação dos oradores convidados, João Pedro Bernardes e Pedro Lopes, criadores de conteúdos digitais, que começaram por apresentar a sua marca, “Cara Coroa”, um projeto idealizado por ambos, em 2017. Nasceu sob a forma de um blog de Lifestyle, mas, devido às mutações dos canais e redes sociais, rapidamente evoluiu para a criação de conteúdos para o Youtube, TikTok e perfis individuais no Instagram. Este conceito multiplataforma é um grande atrativo para as marcas, permitindo-lhes contar a mesma história, de formas diferentes, em canais diferentes.
Com uma filosofia de trabalho assente em três pontos-chave, começaram por explicar a importância de definir o conteúdo que pretendem produzir, acrescentar-lhe um propósito e um valor e, por fim, selecionar o target, conhecer as pessoas a quem pretendem chegar, gerando uma comunidade de seguidores, com quem criam uma ligação emocional.
É essa ligação emocional que consideram ser a chave para o sucesso de um influenciador digital, fazendo questão de ressalvar que Marketing de Influência é muito mais do que alguém promover e gerar vendas de um determinado produto de uma marca; é, sobretudo, exercer um tipo de influência positiva em quem os segue, qualquer que seja o tema”.
Para isso, é indispensável o fator humano, a personalidade genuína. Só assim se cria uma verdadeira conexão entre as marcas e as pessoas, conforme os próprios afirmaram, assumindo que, a produção de conteúdos em vídeo, permitiu-lhes “despir cada vez mais camadas”, trazendo-lhes a vulnerabilidade capaz de os mostrar mais naturais e verdadeiros.
Os Cara Coroa têm ainda bem definidos os seus próprios C’s: Consistência, é a chave para criar uma ligação de confiança com quem está do outro lado do ecrã; Criatividade, essencial na criação de uma sinergia que motive a discussão de novas opiniões e ideias; Comunidade, o propósito maior deste projeto, e com quem constroem diariamente uma relação verdadeira e de apreço mútuo.
No final da sessão, o público colocou questões aos oradores, que foram respondidas de forma espontânea e com a boa disposição que os caracteriza.
Esta edição contou com a organização dos alunos da Unidade Curricular de Protocolo do 3.º ano da Licenciatura em Marketing, Publicidade e Relações Públicas, com a moderação de Mariana Ferreira, estudante da Pós-Graduação em Marketing Digital e eCommerce, com o apoio de docentes e colaboradores do ISVOUGA.

 

 

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