Sociedade

Somos CERCI SJM

• Favoritos: 25


Dezembro chegou e com ele uma grande quantidade de atividades para nossa instituição. E como gostamos tanto de estar envolvidos em projetos na e com a comunidade!
Entre o final de novembro e o início de dezembro subimos, com grande alegria, ao palco da Casa da Criatividade por quatro vezes: duas vezes com o espetáculo “Braço, Carvão e Aço”, onde foi feita uma reflexão sobre a história, a memória e a importância da Linha do Caminho de Ferro do Vouga no desenvolvimento de São João da Madeira e, mais duas vezes, com a apresentação de HOLOGRAMA – STELLA, um projeto de parceria com a Câmara Municipal e a Casa de Música.

No dia 3 de dezembro é assinalado o Dia Internacional da Pessoa com Deficiência e, no âmbito da sinalização deste dia, realizamos duas ações. Uma delas, realizada no passado dia 10 de dezembro, em conjunto com a Câmara Municipal, na Biblioteca Municipal Renato Araújo, uma mesa-redonda com Telma Almeida e Francisco Gouveia. Uma conversa à volta da partilha de histórias e vivências na primeira pessoa.

Na outra ação, também em parceria com a Câmara Municipal de São João da Madeira, realizamos sessões em algumas escolas do 1.º Ciclo do Concelho. Em cada sessão foi projetada a curta-metragem “Cordas” e feita uma breve explicação da mesma. Foi ainda explicado aos alunos o que é a CERCI, o que fazemos, com que público trabalhamos, o que são incapacidades, que todos somos diferentes e a importância da inclusão. Estiveram sempre presentes dois utentes da instituição que deram o seu testemunho. No final foi distribuído um marcador de livros, a todos os alunos.

No passado dia 5 de dezembro estivemos presentes nas Comemorações do Dia Internacional do Voluntariado, no Auditório nos Paços da Cultura. Os nossos voluntários também marcaram presença e receberam o cartão V, com benefícios atribuídos pela Câmara Municipal.

Dezembro é também o mês de aniversário da CERCI São João da Madeira. Comemoramos o 43º ano de vida da instituição. Aproveitamos a data para inaugurar quatro salas devidamente requalificadas, homenageando os últimos quatro ex-presidentes da CERCI São João da Madeira.

 

Desenvolvemos no início de dezembro um trabalho de parceria com a empresa Cartonagem Trindade. Alguns dos nossos utentes, colaboradores e voluntários deslocaram-se às instalações da empresa e montaram 600 cabazes de Natal. Os nossos utentes elaboraram postais de Boas Festas que foram entregues aos trabalhadores da empresa.
Esta mesma empresa junta-se à nossa instituição, nesta época Natalícia, com o objetivo de desenvolver um Projeto Solidário a favor dos nossos utentes, intitulado “ÁRVORE DOS DESEJOS”!
Cada utente (CAO/CACI e FP) escreveu uma carta a apresentar-se e a dizer o que mais gostava de receber no Natal. As cartas foram entregues e colocadas numa árvore de Natal, na empresa, e os trabalhadores foram desafiados a apadrinhar uma ou mais cartas com o objetivo de oferecer uma pequena lembrança para o utente de acordo com o pedido.

No passado domingo participámos, no âmbito da parceria que temos com o Clube A4, no sarau Solidário de Natal com a apresentação de uma coreografia do TOTALGOUP, que é uma classe que compete na disciplina de Ginástica para todos, em coreografias de grupo, juntamente com outros ginastas do Clube A4.
Um mês repleto de atividades que nos enche coração!

25 Recomendações
69 visualizações
bookmark icon