Educação

Concurso Ser Escritor É Cool - trabalho premiado

• Favoritos: 8


Este é um desafio da Rede de Bibliotecas Escolares que decorre ao longo do ano letivo, em três momentos, cada um com um tema diferente. O primeiro tema “Dar voz aos alunos: o que significa esta expressão?” foi desenvolvido por duas turmas e o trabalho enviado foi selecionado a partir da classificação do júri e da votação do público no blogue e no Facebook das Bibliotecas. O trabalho vencedor, no Agrupamento e a nível nacional, pertence aos alunos Levi Torres e Sofia Costa, 7.ºano, que fizeram ouvir a sua voz num podcast que pode ser ouvido aqui: https://bityli.com/iUSXu

Eis o guião:
Bom dia. Diretamente da Rádio Livre, a tua Rádio Escolar, damos início a um ciclo de conversas. Hoje, connosco temos o Levi e a Sofia com o tema “A voz dos alunos”.
Aluno 1 - Sabes que atualmente a expressão “dar voz aos alunos” é cada vez mais utilizada? O que é que esta expressão significa para ti?
Aluno 2 - Para mim, esta expressão está ligada, por um lado, ao facto de os alunos terem necessidade de uma participação ativa na escola, pois consideram-se importantes e, por outro lado, à participação dos alunos na sociedade e no mundo. Concordas?
Aluno 1 - Sim, penso como tu. Por exemplo, os delegados e subdelegados das turmas são a “voz da turma” e da escola. Por isso, na minha opinião, eles têm um papel ativo em eventos escolares, podem apresentar novas dinâmicas, sugerir novas ideias que podem ser aproveitadas. Afinal, a escola é um dos lugares onde passamos mais tempo e, por isso, devemos sentir-nos bem e sentir que estamos num sítio que também foi pensado por nós.
Aluno 2 – Por outro lado, a nossa voz pode mudar o mundo. Com persistência, somos cada vez mais ouvidos. Sabias que há cada vez mais projetos onde a nossa voz é ouvida e posta em prática? Certas Câmaras Municipais permitem que os representantes dos alunos participem nas reuniões e deem a sua opinião sobre os assuntos discutidos. E há outras que promovem o projeto “Jovem Autarca”. Já tinhas ouvido falar?
Aluno 1 - Isso mesmo… já não me lembrava. Cada jovem pode apresentar um projeto de intervenção na sociedade e, se vencer, terá uma verba para o colocar em prática. Já viste como, afinal, nos ouvem e podemos ter uma voz ativa e participativa?
Aluno 2 - E não te esqueças do Projeto “Parlamento dos Jovens”. Deve ser interessante poder participar em debates públicos na Assembleia da República, onde chega a nossa voz e onde ouvem as nossas opiniões. E há cada vez mais jovens a terem uma voz ativa no mundo.
Aluno 1 - Tens razão, lembras-te de falarmos da Malala na aula de Português? Ela é um dos grandes exemplos da importância da voz dos alunos e dos jovens. Na verdade, com coragem e determinação mudou o mundo de muitos jovens, especialmente raparigas, a quem cortaram a voz. Precisamos de mais jovens assim – determinados e lutadores, que se fazem ouvir, mesmo correndo perigo.
Aluno 2 - E a Gretha Thunberg que, com a sua voz, luta pelo nosso planeta e pelo ambiente. Para todos nós podermos ter um futuro saudável. Na verdade, temos voz e esta deve ser ouvida.
Aluno 1 - E devemos lutar para nos fazermos ouvir, porque podemos e devemos ser a mudança.
E assim termina mais um podcast. Aguardem o próximo com novo tema em discussão.

 

Encontro com o Poeta João Manuel Ribeiro
No dia 29 de novembro, todas as turmas de 8.º ano estiveram à conversa com o escritor e editor João Manuel Ribeiro.
Foram excelentes momentos de boa conversa e de leitura de vários dos seus poemas, sobretudo dos livros direcionados para o público juvenil, nomeadamente, Os jeans de Joana e Poemas pela paz.
Da conversa, retirou-se uma conclusão que os alunos retiveram:
O poeta é aquele que namora as palavras. Para escrever poesia é necessário brincar com as palavras e estar atento ao mundo.

Com a decoração da biblioteca escolar da EB1 Conde Dias Garcia, assinada pela sua Associação de Pais, o Agrupamento de Escolas João da Silva Correia deseja a toda a comunidade educativa um Feliz Natal e um novo ano repleto de harmonia.

8 Recomendações
27 visualizações
bookmark icon