Sociedade

Família Flores mantém tradição

• Favoritos: 27


A família Flores, em S. João da Madeira, continua a manter viva uma tradição com mais de 40 anos, decorando a sua casa de forma única, do interior ao exterior, nesta quadra natalícia.

É um refúgio natalício que, com o passar do tempo, não deixa de conquistar miúdos e graúdos pela sua decoração única e apelativa. A residência de Maria José e de Flores Santos Leite, em S. João da Madeira, transforma-se, nesta altura, numa espécie de postal de natal.
“Esta é uma tradição de família adquirida há longas décadas pelos nossos antepassados e que se resumia ao presépio puro e simples e a uma árvore de Natal muito modesta”, contou Maria José a ‘O Regional’, no ano passado por esta altura.
Ao longo destas quatro décadas, a família foi “adquirindo novos conhecimentos” através das viagens e das ideias que o genro e a filha do casal traziam e que aos poucos foram colocadas em prática, “numa oficina criada de raiz” nas traseiras da casa, conforme também explicaram.
“Tudo começa logo depois das férias de verão, num espaço que vai acumulando decorações de anos anteriores e que em muitos casos vão sendo adaptadas para outras edições”, explicava o médico e poeta Flores Santos Leite.
Se em 2021 o tema escolhido foram os elfos, que estavam por todo o lado, este ano há uma casa de chocolate. Sublinhe-se ainda que a família Flores tem mais de 200 presépios de várias partes do mundo. As decorações natalícias só começam a ser retiradas a 6 de janeiro.

27 Recomendações
1315 visualizações
bookmark icon