Sociedade

Luzes de Natal ligam-se apenas no dia 6 por causa da crise energética

• Favoritos: 35


S. João da Madeira ficará iluminada com as luzes de Natal a partir de 6 de dezembro e durante apenas um mês. Na sequência da crise energética, também o período de funcionamento diário foi reduzido.

Há um ano,  já estaríamos a contar as horas para o momento em que as luzes de Natal se acendessem nas ruas da cidade. De forma a corresponder às recomendações do governo face à crise energética e ao despacho do Presidente da Câmara no mesmo sentido, as iluminações de Natal deste ano só serão ligadas no dia seis de dezembro e não em novembro, como vinha sendo prática em S. João da Madeira.
Pelo mesmo motivo, as ruas abrangidas serão também em menor número, com o orçamento a ficar-se por cerca de 30 mil euros, menos de metade do que no ano passado, como ‘O Regional’ havia noticiado.
Este ano, em termos de animação, o Natal em S. João da Madeira inclui um Domingo Verde especial alusivo à quadra (na Avenida Dr. Renato Araújo, a 4 de dezembro), um Mercadinho Sustentável (dia 8) e a estreia do Mercadinho “Natal no Mundo” (de 10 a 23), ambos na Praça Luís Ribeiro, onde tem lugar um conjunto diversificado de iniciativas.
Assim, de 10 a 23 de dezembro, com a colaboração de instituições e associações do concelho, o centro cívico de S. João da Madeira acolherá o Mercadinho “Natal no Mundo”, cujo programa de dinamização incluirá oficinas, exibição de filmes de animação, concertos e performances diversas.
Essas propostas vão distribuir-se por diferentes espaços na Praça Luís Ribeiro, nomeadamente a Casinha “Fábrica das Engenhocas” e a Casa do Pai Natal, para além do palco que acolherá as atuações não itinerantes.

Chegada do Pai Natal

A sempre muito aguardada chegada do Pai Natal – acompanhada por acrobatas – está agendada para 18 de dezembro, às 15h00, na Praça Luís Ribeiro, sendo que, durante a manhã desse dia, ele efetuará uma passagem pelas zonas dos bairros.
O programa completo do Mercadinho “Natal no Mundo” em S. João da Madeira, preparado pela autarquia em articulação com a Associação Comercial e Industrial de S. João da Madeira, estará disponível para consulta no site da Câmara Municipal de S. João da Madeira.
A iluminação ficará ligada durante um mês (seis de janeiro).

35 Recomendações
199 visualizações
bookmark icon