Cultura e Lazer

Ciclo Musicatos com a cantora Sónia Pinto

• Favoritos: 48


O Ciclo Musicatos teve, no passado dia 19 de novembro, um concerto dedicado ao Jazz.

Como vem sendo habitual, o Novembro Jazz é o mote para este concerto do Ciclo que teve como protagonista a cantora Sónia Pinto, acompanhada pelos músicos de excelência da cena do jazz nacional Pedro Neves no piano, Miguel Ângelo no contrabaixo e Leandro Leonet na bateria. Sendo este um ciclo que privilegia jovens artistas, o concerto contou, ainda, com a participação especial do jovem e talentoso trompetista Rodrigo Pinto.
Sónia Pinto é uma cantora de jazz de enorme talento. Este concerto, fez parte da digressão de apresentação do seu novo disco “Repair”. Resultado da inspiração dos tempos conturbados e de confinamento que nos assolou nos últimos anos, “Repair” fala-nos das fissuras provocadas na queda, na sua recuperação e na esperança de um futuro melhor. Inspirado na técnica japonesa Kintsugi, em que peças valiosas quebradas são reparadas com ouro, em vez de descartadas, as canções deste disco transmitem essa mensagem de superação de todos nós que vimos as vidas suspensas e adiadas nesta crise.
Este foi um concerto inspirador, de certeza de um regresso à normalidade. O público que, de concerto para concerto, demonstra o desejo e ansiedade pela fruição cultural, foi presenteado com a elevação artística que só os grandes músicos são capazes de proporcionar e demonstrou, isso mesmo, com os efusivos aplausos.
A próxima temporada Ciclo Musicatos será oportunamente divulgada. Entretanto, no dia 4 de dezembro, no Auditório Marília Rocha, o Coro de Câmara EME apresentar-se-á no AcáMúsica, em mais um concerto comentado dedicado às famílias.
Numa parceria entre a Academia de Música de S. João da Madeira, o Município de S. João da Madeira e a Casa da Criatividade, o Musicatos, é um espaço de divulgação de muitos jovens artistas das Terras de Santa Maria e da Área Metropolitano do Porto. Criado em 2007, assistimos, em 2022, à sua 16ª edição.

 

48 Recomendações
37 visualizações
bookmark icon