Educação

Um Agrupamento de todos e para todos…

• Favoritos: 17


O AESL continua a trilhar o caminho da inclusão, acolhendo alunos de diversas proveniências.

De modo a facilitar a sua integração na comunidade educativa e na sociedade portuguesa, o Agrupamento tem feito um notável esforço em termos da aprendizagem e promoção do Português. Atualmente, frequentam o AESL 29 alunos, de dia, provenientes da Síria, Afeganistão, Venezuela, Argentina, Ucrânia, Inglaterra e Suíça. Já no Ensino Recorrente, a escola conta com 4 turmas que frequentam Português Língua de Acolhimento.
Todos estes alunos, no ensino diurno, beneficiam de um Projeto de Mentoria com o desígnio de os ajudar na aquisição de novas competências sociais e educativas, sendo os mesmos apoiados por uma equipa coordenadora que planifica, orienta e avalia o processo de integração de cada aluno.
Na voz dos alunos, aprender a Língua Portuguesa é fundamental, pois “perceber Português ajuda-nos a estudar melhor e a encontrar um trabalho no futuro”. As aulas de PLNM, por níveis de proficiência linguística, “são mais fáceis (…) a atenção está focada em nós (…) somos um grupo unido”.
No fundo, a missão do AESL continua, mantemos a tradição de bem acolher e de formar cidadãos bem integrados na vida da nossa região e do nosso país.

Poderá ter acesso à todos os artigos  na edição impressa de 17 de novembro ou no formato digital, subscrevendo a assinatura em https://oregional.pt/assinaturas/

 

17 Recomendações
31 visualizações
bookmark icon