Região

Utentes da Casa Ozanam com papel principal em espetáculo da Casa da Música

• Favoritos: 16


A 2ª edição do Holograma – Cultura para Todos, projeto da Casa da Música, dá palco a 30 utentes da Casa Ozanam que assumem o papel de “atores” principais no espetáculo “Felicidade: dia, que decorre até 30 de outubro

Independentemente da sua condição física, mental ou intelectual, 30 utentes das valências Centro de Atividades e Capacitação para a Inclusão e Estrutura Residencial para Pessoas Idosas da Casa Ozanam, IPSS de São João de Ver, abraçaram um novo desafio e, desde julho, que estão a construir a criação musical de arte comunitária “Felicidade: passaporte para sermos iguais a nós próprios”.
É um conceito original” referiu Lilian Raquel, formadora da Casa da Música para arte comunitária e grupo escolar, “que tem vindo a ser construído mediante as características de cada um dos envolvidos e com foco nos seus gostos pessoais”, explicou. Os ensaios têm corrido, na perspetiva de Lilian Raquel, de forma muito positiva: “demonstram imenso entusiasmo e vontade em participar; entregam-se verdadeiramente”, vincou a formadora para quem este tipo de projeto assume especial importância por ser um “estímulo a diferentes níveis: intelectual, social, emocional e físico”.
Lúcia Sousa é técnica da Casa Ozanam, trabalha diariamente com aqueles utentes e acompanha-os também neste projeto, assistindo ao seu envolvimento, à sua evolução e à sua felicidade. Para a técnica, este espetáculo está a “dar-lhes espaço para explorarem áreas que desconheciam; assistimos a toda uma descoberta da sua voz, do seu corpo e têm gostado imenso”, reforçando que lhes “estimula a criatividade e lhes desafia os limites”. Lúcia Sousa não duvida que será um espetáculo muito emotivo, “até porque a apresentação à família é sempre um momento muito aguardado e sabendo que há mais público, a excitação deles aumenta”, frisou, rematando que o mais importante é que “todos eles se divirtam e usufruam ao máximo destes momentos únicos”.
Felicidade: passaporte para sermos iguais a nós próprios” é um convite que os 30 utentes da Casa Ozanam lançam ao público em geral para uma viagem pelas inúmeras sensações, em forma de felicidade, que a música proporciona. Um espetáculo para ver, ouvir e sentir, nos dias 27 e 30 de outubro, às 17h00, no auditório do Cineteatro António Lamoso. A entrada é gratuita, mas com reserva obrigatória de bilhetes em www.bol.pt.
O projeto Holograma – Cultura para Todos, já na sua 2ª edição, abre a programação da Casa da Música a outros municípios da Área Metropolitana do Porto, indo ao encontro de novos públicos e proporcionando-lhes diferentes experiências musicais. Em Santa Maria da Feira chega já esta quinta-feira, dia 27, e prolonga-se até domingo, 30 de outubro, com espetáculos educativos, mas também com propostas para famílias, o concerto “Novos Talentos” em música não erudita, um espetáculo com “Ensemble Solistas” e a nova criação artística protagonizada pelos utentes da Casa Ozanam, de São João de Ver.

 

16 Recomendações
122 visualizações
bookmark icon