Sociedade

Nos 100 anos de ‘ O Regional’

• Favoritos: 16


Ainda a sessão Solene da atribuição da Medalha de Mérito Municipal em Ouro, decidida pela Câmara Municipal e Assembleia Municipal, com a transcrição da intervenção do nosso diretor, como registo histórico.

Foi a 1 de Janeiro de 1922 que um grupo de jovens bairristas com o “sangue a estuar nas veias” se reuniu para fundar “O REGIONAL”, cujo objetivo primeiro era ser o porta-voz dos anseios e aspirações dos Sanjoanenses na luta pelo progresso e a emancipação concelhia de São João da Madeira.
A luta pela emancipação deu resultados ao fim de apenas quatro anos. A luta pelo progresso de S. João da Madeira dura desde então e esperamos que não termine nunca.
Passaram os primeiros cem anos e O Regional, tendo assegurado o objetivo da emancipação concelhia, passou também com distinção no objetivo de lutar pelo progresso de são João da madeira.
Prova disso é a medalha de ouro que a Câmara Municipal e a Assembleia Municipal, legítimos representantes do povo de S. João da Madeira, resolveram atribuir ao Jornal.
Em nome dos fundadores, dos dirigentes e de todos aqueles que participaram em cada uma das 3908 edições do Jornal, é meu dever, que cumpro com gosto, agradecer a medalha de ouro que hoje é entregue ao Jornal.
Para que a história os não esqueça cabe aqui o registo das personalidades que integraram o primeiro Jornal e que foram:

António de Lima Correia (Diretor)
Serafim Ferreira dos Santos
Manuel Luiz Leite Júnior
João da Silva Correia
João de Oliveira Ramos
Ramiro Martins Leão
Cirilo de Azevedo
José Augusto Costa
José da Silva Correia

A estes jovens foram-se juntando outras figuras que comungavam do mesmo objetivo que era a independência administrativa de São João da Madeira.
O Padre Serafim Leite, Renato Araújo, João da Silva Correia, que já integrava o grupo fundador e o grupo Patriótico Sanjoanense, fundado por António Henriques.
António de Lima Correia, foi o primeiro diretor de O Regional e exerceu o cargo de 1922 a 1927.
Manuel Luiz Leite Júnior foi o segundo diretor, de 1927 a 1938.
Estas duas personalidades prestaram grandes serviços a São João da Madeira e prestigiaram os cargos que exerceram na direção do nosso jornal de que foram fundadores.
José Soares da Silva assumiu a direção e propriedade de O Regional de 1938 até 1974.
Era um artista na pintura, na palavra e na escrita.
Manuel Pereira da Costa, foi diretor de O Regional de 1974 a 2021.
É o escritor Sanjoanense mais publicado e mais premiado de sempre na nossa terra.
Os dois merecem uma referência distintiva.
Cada um dirigiu O Regional durante muitos anos, com dedicação, com saber, com inteligência, com a sua cultura, o seu bairrismo, o seu amor à Terra.
Muito contribuíram para o progresso e prestígio de São João da Madeira.
Ao longo de 100 anos O Regional teve apenas quatro Diretores. Um sinal da estabilidade do Jornal e também da resistência, dedicação e perseverança dos seus diretores.
No ano do centenário, o ano em curso, quiseram os acionistas da empresa proprietária do O Regional que fosse eu a assumir as funções de Diretor. Aceitei o desafio por se tratar dum ano marcadamente simbólico e por ter a garantia de que seria um período transitório. E tanto assim é que já foram nomeados os Sr. Engª Ferreira da Rocha e Dr. Daniel Neto para desempenhar os cargos de diretor e diretor adjunto de O regional a partir de 1 de Janeiro de 2023.
No registo das personalidades incontornáveis na vida do jornal, impõem-se destacar as figuras de Belmiro Silva e Manuel Ismaeliano
Duas grandes figuras de O Regional, que prestaram longos, constantes e relevantes serviços à nossa Terra.
Belmiro Silva com as suas intervenções, por vezes contundentes, desdobrando-se em pseudónimos, ocupava parte significativa do jornal.
Manuel Ismaelino, chefe de Redação, um verdadeiro pedagogo, ensinando jovens colaboradores, tornando-os verdadeiros Jornalistas de referência, não só no Regional, como noutros órgãos de informação de maior expansão no nosso Pais.
São João da Madeira deve estar grata a estes Homens.
Gostaria ainda de manifestar gratidão profunda aos muitos colaboradores que através de O Regional transmitiram os seus anseios, as suas exigências, as suas aspirações, a sua cultura e que ajudaram a transformar esta Cidade do Trabalho, numa das mais progressivas e com melhor qualidade de vida do nosso Pais.
Refiro alguns desses nomes para que a história os não esqueça:
Manuel Tavares, José Manuel Bastos. Ricardo Stockler, Durbalino Duarte, Armando Tavares, César Augusto. Josias Gil, Arménio Adê, Duarte Gonçalves, José Domingos Resende, António Soares da Silva, Ferreira da Rocha, Magalhães dos Santos, Laura kingwell, Onibla, Manuel Godinho, José Casal, Flores dos Sanos Leite, Aura Barros, José de Oliveira Bastos, Pedro Silva, Samuel Oliveira, Orlando Resende; Hernâni Nicolau; Hipólito Oliveira, Sara Oliveira, Eurico Alves, Cristina Bastos, Manuel Oliveira, Carlos Costa, Carlos Santos, Durbalino Dias, Ataúlfo Simão, António Mota, Beja Santos, Paulo Silva, Vítor Gonçalves, Carlos Dias, Levi Costa, Cruz Malpique, Beja Santos. José Manuel Moita, José Oliveira (Pina),Armando F. Marques, Vasco Almeida, Mesquita-Cá, Inocêncio Pinho, Américo Lameiras, Rosa Maria, Manuel Bastos (Tosbas) Manuel dos Santos Matos, Augusto Lopes, João Pereira da Costa, Serafim Barata, Rui Maia, Normando Oliveira, Fernando Amorim, Ferreira dos Santos, Américo Locina, Ramiro Salgado, Maria de Lurdes, Luis Ferreira, Maurício Fernandes, Hélder Rodrigues, Joaquim Silva, Maria Cândida Nunes, António Anacleto, Carlos A. Matos, Fernando Moreira, A. Gonçalves, Jorge Cortez, Abel Paiva da Rocha e tantos, tantos outros…
Finalmente, uma palavra de consideração e apreço a toda a equipa de colaboradores que, de forma abnegada, proporciona a que semanalmente, os nossos assinantes, leitores e anunciantes possam aceder ao seu Jornal.
O Regional é, sem dúvida, o livro de atas da Cidade ao longo de cem anos.
A importância do passado inspira e alimenta a continuidade.
Também aqui emergiram pessoas de indesmentível bairrismo que garantem a durabilidade e a perenidade deste espaço de liberdade à Comunidade Sanjoanense
São 100 anos de História de São João da Madeira, estampados nas páginas de O Regional.
Cem anos de história que nos contemplam e nos orgulham.

16 Recomendações
109 visualizações
bookmark icon