Sociedade

Alertar e sensibilizar para uma alimentação saudável e equilibrada

• Favoritos: 4


A Semana da Alimentação foi realizada com várias atividades nas escolas da cidade. A iniciativa, prevista no Plano de Atividades do Projeto Educativo Municipal, arrancou no Jardim de Infância das Travessas, seguindo-se a Escola do Parque.

A ação Crescer Bem e Saudável, inserida no Plano de Atividades do Projeto Educativo Municipal (PEM), é de elevada importância para a educação alimentar das nossas crianças”. A garantia foi dada pela vereadora da Educação da autarquia sanjoanense, durante uma visita, no início desta semana, à Escola do Parrinho, inserida na Semana da Alimentação, promovida pela autarquia, e contou com a realização de várias atividades, no âmbito da celebração do Dia da Alimentação, que se assinala, todos os anos, a 16 de outubro. “De forma lúdica, divertida e experimental”, os alunos “são levados à descoberta dos alimentos, explorando cores, texturas e sabores, eliminando complexos e aprendendo que as suas opções alimentares têm significado especial na sua saúde e na sua qualidade de vida, sendo também, sensibilizados para evitar desperdícios”, refere Irene Guimarães.
Com o objetivo de alertar e sensibilizar para uma alimentação saudável e equilibrada, a responsável pela educação do município diz ter a certeza de que esta ação “não se confina ao tempo e espaço da sua concreta duração na sala de aula”, mas que terá, “sem sombra de dúvida, repercussões no crescimento saudável e harmonioso das crianças e dos jovens destinatários, educando-os, nomeadamente, no cumprimento de regras de higiene pessoal e alimentar, fomentando, inclusivamente, intervenção positivas sobre a matéria de educação alimentar junto das suas famílias”, frisou.
Cada sessão, desenvolvida pela nutricionista da Divisão de Educação, iniciou com uma componente teórica, em que são abordados os benefícios da inclusão de alguns vegetais na dieta alimentar. Posteriormente, os alunos tiveram a oportunidade de degustar ou experimentar algumas frutas e legumes.
A Semana da Alimentação, promovida pela Divisão da Educação da autarquia, teve os objetivos sensibilizar as crianças para a importância de uma alimentação saudável e equilibrada; alertar os alunos para a existência de alternativas saudáveis e rápidas que podem incluir nos lanches; proporcionar aos alunos, que rejeitam a ingestão de frutas e legumes, a prova desses alimentos, tendo como fator motivador a replicação e incentivo dos colegas de sala; ensinar os alunos a prepararem refeições rápidas, saudáveis”, refere a responsável.

4 Recomendações
54 visualizações
bookmark icon