No concelho, o número de cidadãos brasileiros parece ter duplicado nos últimos tempos e são muitos os que “promovem” S. João da Madeira na internet como uma cidade “agradável” para se viver. Tudo indica que sejam mais de mil
Vários são os vídeos que convidam a comunidade brasileira a viver em Portugal. Contudo, S. João da Madeira parece ser uma das cidades mais escolhida, por várias razões, apontadas por estes cidadãos brasileiros que já cá residem. A qualidade de vida parece ser o que mais atrai os brasileiros a este concelho. Mas os vídeos e os blogs falam de muitas outras caraterísticas: “um dos melhores concelhos para se viver em Portugal, os lindos jardins, a oportunidades de emprego, a temperatura, as melhores escolas, qualidade de vida”, não faltando a “simpatia” das suas gentes.
As questões de saúde são mencionadas e explicadas nos vídeos, relevando a qualidade do sistema de saúde.
Na reunião de Câmara da passada segunda-feira, dia 10, foi discutido um apoio logístico a uma nova associação do concelho (Raízes Peregrinas), que, segundo Jorge Sequeira, é de cariz desportivo e cultural, sendo “constituída pela comunidade imigrante brasileira”.
Na sequência, o autarca contou que recebeu os dirigentes, numa reunião de apresentação, e que “de acordo com estes representantes já residirão em S. João da Madeira cerca de mil cidadãos brasileiros, que são muito bem-vindos”.
Quanto à associação, o edil informou que sem uma equipa desportiva inserida no quadro competitivo do INATEL e o apoio em causa é a cedência de um espaço para treino no Centro de Formação Desportiva.
O vereador Tiago Correia, contudo, frisou que se trata de uma “associação sem histórico” e considerou que fazer um contrato programa com uma associação criada apenas em julho é “um bocado precoce”