Câmara assegura que este novo investimento permitirá cobrir toda a cidade com esta tecnologia, que gera menores emissões é maior poupança energética. Trata-se de uma investimento superior a meio milhão de euros.
Deverá arrancar no início de novembro a 3ª fase da instalação de luminárias LED nos arruamentos e outros espaços públicos do concelho de S. João da Madeira. Serão colocadas, nesse âmbito, mais de 2.000 unidades desse sistema de iluminação que permite reduzir o consumo energético e as emissões de CO2.
A assinatura do contrato entre o município e a empresa “I-Sete”, vencedora do concurso público, decorreu na última sexta-feira, dia 7, ao inicio da tarde, no Salão Nobre do Fórum Municipal. Na ocasião, o presidente da autarquia, Jorge Sequeira, lembrou que esta intervenção vai dotar toda a iluminação pública do concelho com tecnologia LED.
“Com a execução deste contrato nós vamos assegurar que toda a iluminação publica do concelho será em tecnologia LED, o que permite a obtenção para o nosso município de importantes vantagens”, afirmou o autarca.
Por um lado, “uma vantagem ecológica, pela redução das emissões de CO2”, e, por outro lado, “uma vantagem financeira, pois vamos ter iluminação mais barata”, especificou o edil.
Poupança anual de 300 mil euros
Como o Presidente da Câmara revelou nessa sessão, estima-se que, quando todas as luminárias estiverem instaladas, o município consiga uma poupança anual na iluminação pública da ordem dos 300 mil euros, sendo que a redução das emissões de CO2 será de mais de 800 toneladas/ano.
“Este momento é tanto mais significativo e importante quanto nós estamos a atravessar uma crise energética gravíssima, com consequências muito severas para o orçamento das famílias, do setor público, das empresas e para o funcionamento normal da economia e da sociedade”, sustentou Jorge Sequeira.
O presidente da edilidade aproveitou ainda para “apelar a todas as pessoas e a todas as entidades públicas e privadas do nosso município para que adotem atitudes responsáveis no consumo de energia, poupando cada vez mais”, enfatizou.
Substituição total das antigas luminárias
Esta nova empreitada corresponde à 3ª fase de um processo iniciado em 2018 e, quando estiver concluída, toda a iluminação pública do concelho será assegurada por luminárias LED, um sistema que permite reduzir o consumo energético e as emissões de CO2.
Com um prazo de execução de seis meses, que poderá vir a ser antecipado, esta nova empreitada foi adjudicada por 565,073,30 euros (a que acresce IVA).
Completar-se-á, assim, um processo de substituição total das antigas luminárias da iluminação pública do concelho de S. João da Madeira por luminárias LED, abrangendo cerca de 4700 equipamentos, num investimento global de perto de 1,5 milhões euros.