Educação

Mais de 800 pessoas juntas pela Paz

• Favoritos: 13


Mais de 800 pessoas, entre alunos, auxiliares e professores, assocaram-se à caminhada “unidos pela paz”, promovida pelo Agrupamento de Escolas Dr. Serafim Leite. A iniciativateve início na escola sede do agrupamento

A invasão da Rússia à Ucrânia tem sido um dos assuntos nas salas de aula desde o início da guerra, a 24 de fevereiro. Mas as conversas estendem-se entre alunos também para a importância de consciencializar para a diferença sem rotular. “Há vários tipos de guerra e é isso que estamos aqui a alertar. Esta caminhada pretende também anunciar que, infelizmente, ainda há racismo, desigualdade de género, violência contra as mulheres. Tudo isto é uma guerra. É necessário falar abertamente destes problema sem medos”, explica a ‘O Regional’  Renata Silva, uma das alunas que participou na caminhada organizada pelo Agrupamento de Escolas Dr. Serafim Leite para assinalar o Dia Internacional Contra a Guerra, que se assinalou ontem, dia 21.
A caminhada teve início na escola sede do Agrupamento e culminou na Praça Luís Ribeiro, juntando cerca de 800 participantes entre alunos, professores e auxiliares. “Estamos aqui para chamar a atenção para a problemática da desigualdade de género e lutar por uma sociedade mais justa, mais solidária e mais fraterna, onde homens e mulheres têm os mesmos direitos”, assegurou ainda Renata Silva.
Por seu turno, Leonor Peixoto, do 10º C, não escondeu a preocupação relativamente ao futuro. “Numa altura em que o mundo dá sinais de fraqueza, é necessário e urgente alertar, nem que seja de forma simbólica, para a necessidade da Paz no mundo”.
Daniela Silva defende que “há vários tipos de guerra” e a “mudança” assegura que está nos mais jovens. “Somos nós que temos a responsabilidade de mudar o futuro. Queremos paz e as notícias são diariamente assustadoras e preocupantes, pois mostram que há cada vez mais pessoas a necessitarem da tão desejada paz”.
O presidente da autarquia marcou presença na concentração dos alunos na renovada Praça Luís Ribeiro, transformando aquele local numa “paz” gigante. Jorge Sequeira disse a ‘O Regional’ apoiar “vivamente esta iniciativa de mobilização dos jovens para a paz. Foi a resposta da nossa cidade ao ato de mobilização para a guerra que no mesmo dia foi feito pelo líder russo”, afirmou Jorge Vultos Sequeira.
Irene Guimarães, Vereadora da Educação do Município, também marcou presença na iniciativa que assinala o Dia Internacional da Paz. “Sinto-me orgulhosa e muito sensibilizada por esta manifestação que, a meu ver, foi a melhor resposta da cidade de S. João da Madeira ao discurso desta manhã feito por alguém, que, supostamente, defende valores contrários aos da paz, da solidariedade, da liberdade, da tolerância e da união entre todos os povos”, rematou a vereadora.

13 Recomendações
98 visualizações
bookmark icon