Educação

24ª Semana da Juventude promete colorir a cidade sob o mote da igualdade

• Favoritos: 5


A Semana da Juventude de S. João da Madeira está de regresso de 15 a 18 de setembro, tendo como mote da 24ª edição “À Procura da Igualdade” e prometendo “quatro dias de intensidade e cor”.

A Semana da Juventude de 2022 foi apresentada no salão nobre da Câmara Municipal, na passada segunda-feira (dia 5), com a Presidente dos Ecos Urbanos, Rita Pereira, a explicar que a programação resultou de “um processo criativo e conjunto” entre jovens a cidade e foi “altamente consensual”, inclusivamente quanto ao tema desta edição.
Os jovens querem “uma igualdade transversal”, reforçou a responsável, que destacou o painel ‘Jovens com Voz’, que acontece logo no dia 15 ao final da tarde.
Trata-se de uma conversa aberta sobre cidadania com ativistas, moderada pela artista Kássia Laureano. Antes, segundo informou Rita Pereira, a discussão vai passar pelas escolas e, internamente, pelos próprios Ecos Urbanos.
No mesmo dia, há uma color party nas piscinas municipais (“vontade expressa dos jovens”), onde quem chegar primeiro (ou seja, for a tempo de assistir à conversa) poderá aceder de forma gratuita a algumas cores.
No dia seguinte (16) há uma projeção na fachada dos Paços da Cultura, onde “a cor mais uma vez está presente”. As atuações de VJ’s Anonymous e, em simultâneo, DJ Venga Venga contam com o patrocínio da Junta de Freguesia, segundo informou a organização da Semana da juventude.
Antes disso, logo desde manhã, há atividades para os “jovens que ainda não são jovens”, destinadas à comunidade escolar, que incluem insufláveis e jogos, no jardim municipal.
No sábado, dia 17, a programação é dedicada ao hip hop com “prata da casa e da região”. “Todos eles, através da sua música, falam de direitos humanos e de igualdade”, sustenta Rita Pereira, frisando que “todos atuam nas mesmas circunstâncias”. Este evento decorre no Skate Park e na praça Luís Ribeiro e conta com hip hop produzido na cidade e concelhos limítrofes.

Poderá ter acesso à versão integral deste artigo na edição impressa de 8 de setembro
ou no formato digital, subscrevendo a assinatura

5 Recomendações
11 visualizações
bookmark icon