Cultura e Lazer

Rosa Godinho representada nos Encontros Ibéricos de Arte Téxtil Contemporânea

• Favoritos: 3


A artista Rosa Godinho estará representada na exposição “Peninsulares”, que será o prelúdio na terceira edição dos Encontros Ibéricos de Arte Têxtil Contemporânea, numa exposição que vai ser inaugurada no próximo sábado, dia 3, em Guimarães.

De acordo com um comunicado enviado à redação d’O Regional, “utilizando técnicas ancestrais ligadas aos têxteis como a construção de planos têxteis através de nós e tecelagem de tapeçarias, as suas obras expandem o âmbito tradicional da escultura e estabelecem um diálogo a partir do contemporâneo”.
Assim, Rosa Godinho mostra três trabalhos que fazem parte de uma instalação de cinco peças, construídas entre os anos 80 e 90. “O seu processo criativo evidencia uma relação com a memória, e a sua envolvência cultural com as tarefas tradicionais, com a recolha de materiais como, a corda e o sisal, o seu tingimento, a par da cor, a montagem das estruturas e a construção da teia”, refere a mesma fonte, completando que “o jogo de materiais, as suas combinações, as diferenças tonais e cromáticas, a luz, as oposições cheio-vazio, opaco-transparente são alguns dos elementos que caracterizam a obra de Rosa Godinho”.
Outro aspeto destacado na sua obra são as relações espaciais “onde a composição assume novos desafios e se estrutura numa relação com o espaço envolvente”, bem como a variante escultórica das obras, que abre possibilidades de leitura.
Rosa Godinho nasceu na Feira, em 1955 e reside em S. João da Madeira. Expõe individualmente desde 1988, sendo que nos últimos 30 anos participou em várias exposições coletivas em Portugal e no estrangeiro.

3 Recomendações
20 visualizações
bookmark icon