Opinião

Quarenta anos depois

• Favoritos: 9


Em 1982 realizou-se a primeira edição do Campo de Férias Estamos Juntos. Volvidos quarenta anos, após dois de interregno, devido à pandemia covid-19, é um enorme regozijo para a Associação Estamos Juntos, organizar o mais antigo Campo de Férias.

Em 1982 realizou-se a primeira edição do Campo de Férias Estamos Juntos.
Volvidos quarenta anos, após dois de interregno, devido à pandemia covid-19, é um enorme regozijo para a Associação Estamos Juntos, fundada posteriormente, organizar este que é o mais antigo Campo de Férias do país.
38 edições com um regresso que não é inédito, já que em 1988 não se organizou o evento, o que permitiu no ano seguinte fortalecer a edição, com a passagem para as novas instalações desportivas das Corgas, após as seis primeiras edições nas traseiras da Escola Primária do Parque, nas imediações do Tanque Piscina, outrora ali existente.
Dessas primeiras edições, o pioneirismo do conceito, baseado no contacto com modalidades desportivas, praticadas durante as manhãs do mês de julho, ou seja, em período de férias, permitiu a muitas crianças e jovens melhorar as suas aptidões físicas e a alguns ingressar no desporto federado, posteriormente.
As sucessivas melhorias, incremento de atividades e constantes desafios aos jovens participantes (e também a monitores) foram propostas que foram ativamente assimiladas e a adesão a exibições, representações ou mesmo interpretações surgiram com naturalidade, durante o mês, ou mesmo no seu final, com a apresentação aos pais da Festa Final.
Com a passagem para a zona desportiva das Corgas tudo foi ampliado.
Em primeiro lugar porque a Associação Estamos Juntos já era uma realidade jurídica, estando à procura do seu espaço no meio desportivo e cultural da nova cidade.
Por outro lado, pela maior visibilidade, pelo prolongamento do conceito, pela descontinuidade da concorrência, o número de participantes duplicou relativamente às últimas edições realizadas nas Traseiras da Escola do Parque.
Por fim, pela envolvência com a comunidade. Se as atividades dos anos iniciais se cingiam ao Parque da Nossa Senhora dos Milagres, com saídas pontuais por outros lugares para passeios em contacto com a natureza, a passagem para as Corgas trouxe outro reconhecimento. Iniciativas como o dia da Praça, em que o Campo de Férias trazia alegria para a Praça Luís Ribeiro, com a irreverência da juventude a causar estranheza à quietude por ali sentida. Ou a passagem da Festa Final para o programa de noites de Verão da mesma Praça, reconhecendo-se capacidade aos jovens participantes para oferecer entretenimento à população local, são dois exemplos da aceitação que o Campo de Férias Estamos Juntos teve em São João da Madeira, durante a década de 1990.
Com a mudança de milénio, o conceito alterou-se. Houve necessidade de melhorar as respostas às novas exigências sociais. O horário alargou-se para a tarde, surgiu a opção pela refeição, mas manteve-se a ideia de atividades em tempo de férias para os participantes, sem o carater obrigatório, prolongando-se por anos a possibilidade de acampamento na Serra da Freita.
Recuperar a organização do Campo de Férias, com propostas de atividades ajustadas aos tempos atuais, é voltar à essência original da Associação Estamos Juntos. E é igualmente um sinal de revitalização da própria AEJ, por conseguir ultrapassar diferendos passados, que levaram ao abandono de antigos diretores, muitos deles fundando novas associações desportivas.
Pela sua longevidade, o Campo de Férias Estamos Juntos é para muitos uma recordação distante, mas carinhosa dos dias de infância e adolescência, sobretudo, pela magia transmitida às longas férias de verão.
O jornal retoma a edição em setembro, por isso, desejo aos leitores umas boas férias.

9 Recomendações
24 visualizações
bookmark icon