Sociedade

Cidade vai ter 100 por cento da iluminação pública com tecnologia LED

• Favoritos: 1


Após a conclusão da instalação de mais 2100 novas luminárias, todos os arruamentos de S. João da Madeira vão ter iluminação pública assegurada por LED, o que permite reduzir o consumo energético e as emissões de CO2.

“Os tempos que vivemos são muito exigentes. Há uma crise energética na Europa devido à guerra e estão a ser adoptadas medidas muito duras. Todos temos de contribuir para a eficiência energética.” O alerta  foi dado pelo presidente da Câmara Municipal de S. João da Madeira na última terça-feira, dia 26, numa altura em que Jorge Sequeira adjudicou a 3.ª fase da instalação, nos arruamentos do concelho, de luminárias LED, uma solução técnica mais eficiente ao nível energético. Serão aplicados mais 2.143 novos equipamentos na cidade, culminando um processo iniciado no mandato anterior.
O autarca considera que este é um “passo muito importante na concretização do plano municipal de transição energética” e recorda que S. João da Madeira tem já LEDs em 55 por cento das luminárias públicas, incluindo nos parques do Rio Ul, Milagres, Ferreira de Castro e do Fórum.
Adjudicada por 565,073,30 euros (a que acresce IVA), esta nova empreitada de eficiência energética irá permitir a cobertura a 100% das vias públicas de S. João da Madeira com iluminação LED. Segundo o autarca está previsto para meados de setembro o arranque dos trabalhos, que serão realizados pela empresa I-Sete – Inovação, Soluções Económicas e Tecnologia. O prazo de execução é de meio ano.

Ar­tigo dis­po­nível, em versão in­te­gral, na edição nº 3902 de O Re­gi­onal,
pu­bli­cada em 28 de julho de 2022

10 visualizações
bookmark icon