Desporto

Natação - Campeonatos interdistritais Infantis, juvenis e absolutos - verão 2022

• Favoritos: 3


Já estão feitos os campeonatos interdistritais desta época! Realizados, os de infantis, durante o fim-de-semana de 2 e 3 de julho, e os de juvenis e absolutos (juniores e seniores), nos dias 8, 9 e 10 de julho. Ao juntar as associações de Natação de Aveiro, Leiria e Coimbra estes campeonatos beneficiaram do fabuloso dispositivo desportivo do Complexo Olímpico de Piscinas de Coimbra.
A ADS/Fepsa apresentou os infantis Marta Silva, Maria Beatriz Santos, Rodrigo Costa e Manuel Aguiar; os juvenis, Ricardo Campos, Pedro Bastos, Mafalda Bastos e Maria Rita Rosário; e o júnior Rúben Paiva.
Os infantis, não fizeram registos de magnitude, pois praticamente foi a competir que estrearam a experiência de nadar em piscina de 50 metros. No entanto, Marta Silva, muito afirmativa nos 100 metros mariposa, conseguiu reservar um 3º lugar no pódio; no geral a equipa não desiludiu, com prestações individuais marcadas por uma boa concentração; no entanto, cumprida a experiência, cientes dos valores relativos que aguardam alguma maturidade, os infantis, esboçaram um campeonato que não foi de alguma maneira marginal.
Marta Silva, apurada para o Campeonato Nacional de Infantis- Famalicão 2022 – dedica um tempo diário à prática da Natação; tem foco num plano anual desportivo e persistência na actividade. Com uma gestão de tempo agilmente organizada – e sabemos que nem precisa de tanto – treina, tem amigos, escuta e conta histórias com a família; frequenta uma escola, é boa aluna, bom garfo e divertida. Pressupõe uma legítima e pessoal vontade de nadar a alto nível.

Maria Rita Mafalda, Rúben, Ricardo e Pedro

Uma semana depois, juvenis e juniores, já com legítimo histórico competitivo em piscina Olímpica, não estranharam o ambiente, (…e o treino? bem! isso é outra história); encararam a competição decididos a ampliar os valores pessoais. Este estado de espírito, aprovado por singulares e razoáveis níveis de autoconfiança, promoveu inícios de prova bastante dinâmicos que desaguaram em finais difíceis; quando assim, a pressão aumenta, exigindo aos nadadores usar de especiais recursos volitivos. Orgulhamo-nos saber, e tê-lo presenciado, de nadadores ADS/Fepsa que contornaram estes momentos e aduziram mais aquele toque efectivo que faz a diferença ser excepcional. No geral a equipa mostrou-se esforçada e animada, já que, indo aos confrontos com carácter, e ao desenharem um painel técnico bem colorido, deixaram, em Coimbra, a assinatura Natação ADS/Fepsa bem perceptível. Mais, quando o 2º lugar do pódio é ocupado pela envolvente alegria do Ricardo Campos durante a entrega de medalhas dos 400 metros Estilos.
Com o juvenil Ricardo Campos, apurado aos 200 metros Bruços e aos 400 metros estilos, a ADS/Fepsa assegurou, também, presença em Lisboa, no Campeonato Nacional de Juvenis 2022, nos dias 27,28,29 e 30 de julho: 400 estilos dia 28 e 200 bruços dia 29. O Ricardo além dos requisitos comuns que foram atribuídos à Marta, (e dizemos “comum” aos dois), é tanto mais um nato consumidor de intensidades, muito perto do que podia ser um caçador do Paleolítico.
Reiteramos, com a reunião de nadadores, e antes que actuem as formações sociais de formatação, o que configura uma actividade vitalizante, nómada pelo uso da nossa liberdade, e, ainda, tão perto, pelas necessidades, do arrebatamento da natureza humana.

Somos Natação Desportiva ADS/Fepsa

3 Recomendações
18 visualizações
bookmark icon