Política

“Os nossos compromissos eleitorais estão a ser e serão todos cumpridos”

• Favoritos: 3


Rodolfo Andrade foi eleito há nove meses presidente da Junta de Freguesia e, desde essa data, garante, nesta que é a sua primeira grande entrevista, que passa o “dia” à frente de um órgão político que tem um “orçamento muito limitado”.

Jornal O Regional - É um dos presidentes mais jovens a assumir o cargo de presidente da Junta de Freguesia. Como tem sido a experiência a nível pessoal?
Rodolfo Andrade – Estes primeiros meses de mandato têm sido intensos e, pessoalmente, muito enriquecedores. Presidir à Junta de Freguesia tem excedido todas as expetativas, por ser um órgão político de grande proximidade com a população e de, diariamente, podermos fazer a diferença na vida das pessoas.

Mas algum dia ambicionou o cargo?
Ao longo dos últimos 20 anos, desempenhei várias funções enquanto autarca em S. João da Madeira, que, sem dúvida alguma, me capacitaram para presidir a um órgão executivo. Com toda a experiência adquirida, sinto que a candidatura à Junta de Freguesia se tornou algo natural e também por mim ambicionada, claro, num momento em que o Partido Socialista olhou para dentro e procurou um candidato com a experiência e caraterísticas que os sanjoanenses confiassem para suceder à Helena Couto.

De que forma tem conciliado a vida empresarial com a função de autarca?
A conciliação da vida pessoal, profissional e política de um autarca é sempre um enorme desafio. Inicialmente, entendi que de forma a inteirar-me da situação e da vida diária da Junta deveria estar dedicado inteiramente a este novo desafio. Depois, à medida que os meses foram passando e com a experiência adquirida, o primeiro orçamento elaborado e aprovado, o novo executivo e os serviços devidamente organizados e bem oleados, foi possível começar aos poucos a regressar à minha atividade profissional, que fruto de ser desempenhada enquanto gestor de uma empresa familiar também me permite esta maior flexibilidade. Por isso, todos os dias os sanjoanenses podem encontrar-me nas instalações da Junta de Freguesia, nos Paços da Cultura, onde passo o meu dia-a-dia.

“Todos os dias os sanjoanenses podem encontrar-me nas instalações da Junta”

Como classifica os nove meses deste mandato?
São uma pequena amostra do ritmo e das prioridades que queremos imprimir na atividade da Junta de Freguesia. Os primeiros meses do mandato de um novo executivo são sempre de estudo e de programação, de muito trabalho invisível de bastidores. Demos continuidade a todas as iniciativas que a Junta tinha em curso, sobretudo na área social, como a Picadinha, o Frigorifico solidário ou a Oficina do Idoso e estamos a trabalhar no lançamento das novas edições do Orçamento Participativo, das idas à praia, do passeio anual sénior e do Encontro de Ilustração, atividades às quais vamos também dar o nosso cunho e fazer com que continuem a desenvolver-se e a melhorar. Ainda assim, já começam a ser visíveis também várias ações novas: a primeira edição do festival Sons à Porta, que decorreu no passado sábado, foi um sucesso e vai continuar a crescer com mais três datas este ano, trazendo as pessoas de todas as idades a reencontrarem-se ao por-do-sol de sábado, no centro da cidade; vamos apresentar em breve a primeira edição de um teatro diferente, entre outras iniciativas culturais, de animação urbana, desportivas e de juventude que entretanto estamos a preparar e, também, a pensar já para os próximos meses.

Que autarquia encontrou quando tomou posse sucedendo Helena Couto?
Encontrei uma autarquia com contas saudáveis, com diversos projetos em curso e que conseguiu ultrapassar os principais problemas que eram apontados nos últimos anos: com novas e dignas instalações nos Paços da Cultura e com um novo autocarro adquirido pela Câmara Municipal, que permite que a Junta de Freguesia continue a prestar um serviço muito importante às escolas e associações do concelho. Ainda assim, é uma autarquia pequena, com escassos recursos humanos – e por isso estamos a recrutar mais dois funcionários para ajudarem operacionalmente no dia-a-dia – e com recursos financeiros limitados, o que obriga a que a sua gestão seja muito cuidada, com prioridades bem definidas e com muita imaginação.

Mas troca ou trocou ideias com a ex-autarca?
Claro que sim.

O que destaca do trabalho efetuado nestes últimos anos pela Junta de Freguesia?
O trabalho do PS na Junta de Freguesia nos últimos oito anos é francamente positivo e estamos, agora, a dar seguimento a esse legado dando continuidade aos projetos sociais em curso, reforçando-os sempre que possível. Essa sensibilidade é a marca governativa do PS e vai continuar a sê-la, para além das demais iniciativas de promoção da cidade e de lazer dos sanjoanenses.

Em que ponto está a implementação do programa eleitoral que apresentaram?
Os nossos compromissos eleitorais estão a ser e serão todos cumpridos ao longo dos próximos quatro anos.

Falou-se muito no mandato anterior do Parque nossa Senhora dos Milagres. Que tipo de solução a Junta pretende levar a cabo para este espaço?
O Parque de Nossa Senhora dos Milagres é, provavelmente, um dos espaços verdes mais bonitos e carismáticos da nossa região. É um parque que acolhe, diariamente, centenas de pessoas, seja para a prática desportiva, de lazer, familiar e até como espaço de refeições e convívio. A mais recente gestão partilhada deste espaço entre a Junta de Freguesia e a Câmara Municipal tem-se revelado boa, com otimização dos recursos e com um resultado positivo ao nível das condições de conservação do espaço
Dos parques infantis, aos balneários, o parque canino, o parque de merendas, tudo se encontra em perfeito estado de conservação e aprazível, desde que assim as pessoas o mantenham, sem vandalismos. O nosso objetivo é continuar a preservá-lo e a melhorá-lo, pelo que estamos a trabalhar já em diversos projetos, seja para renovar o circuito de manutenção e o parque de merendas, seja em iniciativas que promovam a maior frequência do parque.

Ar­tigo dis­po­nível, em versão in­te­gral, na edição nº 3899 de O Re­gi­onal,
pu­bli­cada em 7 de julho de 2022

3 Recomendações
7 visualizações
bookmark icon