Educação

Oliveira Júnior conquista 3º lugar nacional em concurso de ciência

• Favoritos: 18


O Agrupamento de Escolas Oliveira Júnior conquistou o 3.ª lugar nacional no concurso Science Award Atlantic Junior, promovido pela Fundação Luso-Americana

O Agrupamento de Escolas Oliveira Júnior conquistou o terceiro lugar nacional no concurso Science Award Atlantic Junior, promovido pela Fundação Luso-Americana para o Desenvolvimento e a Ciência Viva - Agência Nacional Para a Cultura Científica e Tecnológica.
Com este resultado, a Escola Oliveira Júnior recebeu um prémio monetário 750 euros e um computador portátil, destinado ao desenvolvimento de novos projetos de ciência.
O projeto contou com a participação dos alunos Daniel Melo, Helena Pinto, Inês Oliveira, Lara Terra, e Rui Correia, do 11.º B e a orientação do seu professor, Alexandre Gomes.
Utilizando uma calculadora gráfica e o protótipo de um barco construído de raiz, foi desenvolvida uma embarcação robótica para monitorização da qualidade da água do oceano atlântico, recolha automática de resíduos sólidos suspensos e dessalinização de água do mar.
A participação neste projeto permitiu despertar nos alunos o interesse por aspetos ligados ao desenvolvimento sustentável e ao respeito pela natureza, para além de contribuir para o desenvolvimento de competências que vão muito para além da sala de aula e que serão fundamentais para o futuro profissional de cada um destes jovens. Para além da utilização de sensores controlados pela utilização da linguagem de programação Python, este projeto envolveu ainda várias competências STEM (Science, Technology, Engineering, and Mathematics), nomeadamente inerentes ao design e conceção de embarcações náuticas, sistemas de purificação de água para consumo humano, entre outras.
No dia 20 de junho foram conhecidos os resultados finais deste prémio, em cerimónia que contou com o Secretário de Estado do Ensino Superior, Pedro Teixeira, Ana Noronha, membro da Direção da Ciência Viva e Rita Faden, Presidente da FLAD.

18 Recomendações
84 visualizações
bookmark icon