Sociedade

Competição Strongman foi um verdadeiro show

• Favoritos: 12


JP Ginásio o maior ginásio da região, em Fiães, recebeu uma das provas mais espectaculares da modalidade desportiva ancestral oriunda dos povos Vikings. Na prova marcaram presença os atletas campeões de Portugal e Espanha – os Strongman´s!

O JP Ginásios Health & Fitness recebeu no passado sábado, 11 de junho, a competição oficial Strongman Portugal 2022. Dezoito atletas, entre ele o sanjoanense Fábio Silva de 31 anos, que é detentor, por três ocasiões, do título do HOMEM + FORTE DE PORTUGAL.
A competição de Strongman Portugal decorreu no espaço exterior do ginásio e contou com cinco provas: Truckpull, onde os atletas têm de puxar um camião de 12 toneladas durante 25 metros no menor de tempo. Neste caso um camião dos Bombeiros Voluntários de Arrifana, com os tanques de água cheios; Loglift, levantamento de um tronco com mais de 100 kgs; Cardeadlift, levantamento de um carro a peso com mais de uma tonelada; Medley Yoke + Farm, uma fusão de duas provas que consiste em percorrer um trajeto linear carregando mais de 300 kg. Uma das mais duras provas da Strongman e por fim Hercules Hold, nesta prova os atletas ficam na posição de crucifixo, segurando em cada mão pesadíssimas coluna, que tombam para os lados, e deve segurar as alças pelo maior tempo possível. Cada coluna pesa em média 160 kg.
José Pedro, CEO do Grupo JP, e proprietário do JP Ginásios estava visivelmente satisfeito “queremos que este seja o primeiro de vários eventos e competições nas nossas instalações e nas mais diversas modalidades. Trazer a competição ao vivo de Stongman Portugal «Os homens + Fortes» ao nosso ginásio e contar com a presença do tricampeão Fábio Silva, um atleta da casa, é para nós um privilégio e um orgulho” refere o empresário. Acrescenta ainda que “tanto o espaço interior como exterior do JP Ginásios tem as condições ideias para receber todo o tipo de modalidades e competições, estando previstas para breve outras provas”.
Apesar de não estar nas melhores condições físicas, o sanjoanense Fábio Silva efetuou uma excelente prova. “Estou numa fase de recuperação, mas quis participar nesta competição para recuperar e melhorar a minha condição física. Em outubro quero voltar a conquistar o troféu de Stongman Portugal pela quarta vez”, referiu o atleta tricampeão ao jornal O Regional.
A competição trouxe até Fiães 18 atletas, de norte a sul de Portugal e de Espanha, levando o púbico presente ao rubro. O evento Strongman, tem pelas suas características, muito impacto, a começar pela imponência física dos atletas – homens geneticamente altos e com um peso corporal entre 100 aos 170 quilos em média. As provas também são impactantes, sendo a primeira uma das mais espetaculares e que mais impacto teve na muita assistência que encheu o recinto exterior do ginásio. Um espetáculo que cativou crianças e adultos e que eleva a outra dimensão o significado da palavra Força.
O primeiro lugar foi para o atleta espanhol, vindo de Madrid, Pedro Cordon, na segunda posição ficou Diogo Sobral, Bicampeão Nacional na categoria até 105kg. O terceiro lugar do pódio foi para o atleta Hugo Amaro, que conquistou o título na categoria até 105kg em 2021.

 

12 Recomendações
168 visualizações
bookmark icon