Sociedade

Empresários acusam câmara de não abrir concurso para exploração de bar

• Favoritos: 2


Voltou a funcionar em 2018 depois de vários anos encerrado. O bar serve os funcionários municipais, mas há quem aponte o dedo ao município de não ter aberto “concurso” para a sua exploração.

Dois empresários sanjoanenses acusam a Câmara Municipal de não proceder à abertura de “qualquer concurso público” para a gestão do bar que se encontra no primeiro piso do edifício camarário, ao contrário do que fez para o as piscinas ou restaurante do museu. “Nós gostávamos de concorrer para explorar aquele espaço que não serve apenas os trabalhadores da Câmara Municipal”, assegura um dos empresários.
Ambos pediram reserva de identidade, afirmam que o bar não serve só os trabalhadores municipais. “Nós já confirmamos isso. Vamos à camara, entramos, bebemos um café e ninguém nos questiona se somos ou não trabalhadores da autarquia”, enfatizam.
A Câmara Municipal, por seu lado, garante a ‘O Regional’ que, ao contrário do bar das piscinas e do restaurante do Museu da Chapelaria, que são espaços abertos ao público em geral, o bar em questão no Fórum Municipal que foi reaberto em 2018 é “exclusivamente para serviço interno”. A exploração daquele espaço “não está legalmente sujeita procedimento concorrencial, podendo a Câmara Municipal explorá-lo diretamente ou através de acordo com os Serviços Sociais do Município”, anunciam.
A verdade é que esta explicação não parece convencer os empresários. “Quem lá está não paga renda, de que forma os serviços sociais acompanham o valor da compra e da venda?” questionam. Referem ainda: “no dia das eleições, ou quando há cerimónias as pessoas recorrem ao bar da câmara e não aos que estão nos arredores, que estão a pagar renda e têm encargos e lutam para sobreviver. Não deixa de ser uma concorrência direta a quem tem negócio ao redor da autarquia”, reconhecem.

Ar­tigo dis­po­nível, em versão in­te­gral, na edição nº 3895 de O Re­gi­onal,
pu­bli­cada em 9 de junho de 2022

 

2 Recomendações
9 visualizações
bookmark icon