Cultura e Lazer

Centro de Arte em destaque

• Favoritos: 1


1. EXPOSIÇÃO - Está em preparação a exposição que celebrará o centenário de Victor Palla (1922-2006), cuja abertura ocorrerá durante o mês de Junho, em S. João da Madeira.
Victor Palla, arquiteto, desenvolveu uma obra multifacetada na arquitetura, na fotografia, design gráfico, pintura e cerâmica.
Estudou arquitetura na Escola Superior de Belas Artes do Porto e na Escola Superior de Belas Artes de Lisboa onde se licenciou em 1946.
No Porto, desde 1943, fez parte dos movimentos de vanguarda. Fundou e dirigiu a Galeria Portugália e foi um dos organizadores das Exposições Independentes.
Mais tarde, em Lisboa, foi um dos dinamizadores das “Exposições Gerais de Artes Plásticas”, expondo pintura, cerâmica, fotografia e arquitectura.
Como arquitecto, projectou moradias, escolas, fábricas, stands para feiras e estabelecimentos comerciais.
Foi bolseiro da Fundação Calouste Gulbenkian para estudar e fotografar “O Grafismo na Cidade”.
Tornou-se notado internacionalmente através do projeto fotográfico do livro “LISBOA, cidade triste e alegre”, que editou com o seu companheiro de fotografia Costa Martins.
Este livro foi considerado “como um dos melhores livros de fotografia da Europa do pós-guerra”. Num leilão de livros de fotografia da Christie’s, em 2007, um exemplar foi vendido por 14 mil euros.
O conjunto das obras expostas constituirá um diálogo visual entre os trabalhos de Victor Palla e os de sua filha Maria José Palla.
A exposição será realizada em parceria com a Câmara Municipal de S. João da Madeira e está integrada no plano expositivo para 2022 apoiado pela DGARTES.

2. OFICINAS DE VERÃO – atividades lúdicas formativas
PRÁTICAS DE EXPRESSÃO PLÁSTICA - Em Julho, entre os dias 4 e 22, o Centro de Arte retomará as oficinas de verão para jovens, em áreas de expressão contemporâneas de Desenho, Fotografia e Pintura.

PINTURA
Equilibrar momentos lúdicos e úteis através de atividades práticas da experiência artística e da Pintura, como estruturas reguladoras do equilíbrio de energias, do material para o emocional e vice-versa.
– Desenvolver recursos e competências técnicas artísticas (destrezas manuais / utensílios e materiais).
– Desenvolver a perceção / avaliação do meio.
– Desenvolver estratégias motivadoras como, sensibilidade e criatividade, na diversidade das inter-relações com as formas e suas representações / transfigurações do real e do imaginário.

DESENHO
A oficina de Desenho visa experimentar diversos meios/materiais e desenvolver a compreensão crítica do trabalho desenvolvido. As atividades decorrerão no interior e exterior. Durante a realização dos exercícios práticos serão desenvolvidos conceitos de composição gráfica exercitando o uso da linha, mancha, forma e cor.

FOTOGRAFIA
Nunca se fizeram tantas imagens e tão poucas fotografias.
A grande massificação da fotografia, aliada aos meios informáticos, veio transformar o modo de ver e estar. Captam-se fotografias com a facilidade dos mecanismos automáticos, dos telemóveis, que permanecem virtuais, raramente se imprimem, tendo vida curta, como impõe o nosso consumismo generalizado.
A oficina de fotografia de verão irá proporcionar aos participantes o conhecimento da evolução da Fotografia, dos seus meios tecnológicos e dos princípios elementares do processo fotográfico. Divertidamente far-se-ão fotografias temáticas em estúdio e exterior, com luz natural e artificial, que serão tratadas em pós-produção e impressas em suportes e processos da mais alta qualidade atual.

18 visualizações
bookmark icon