Educação

Mobilidade Erasmus+ - Clean Water, Clean Life

• Favoritos: 3


No âmbito do Projeto Erasmus + “Friends of Environment”, o Agrupamento de Escolas de Arrifana acolheu os 11 professores e 16 alunos dos países parceiros do projeto: Turquia, Guiana Francesa, Bélgica, República Checa e Letónia na semana de 9 a 13 de maio.
Uma semana na qual foram desenvolvidas diversas atividades com vista à consecução dos objetivos previstos para esta mobilidade. A semana foi preparada de modo a existir uma consciencialização da importância da água na vida diária, dos cuidados que devemos ter e de como as alterações climáticas podem influenciar a água disponível para as populações.
A semana iniciou-se com o acolhimento dos alunos visitantes pelas famílias que os iriam hospedar durante a semana.
Ao longo da semana, foram dinamizadas diferentes atividades, destacando-se as apresentações das diferentes escolas, a realização de uma caminhada nos Passadiços de Esmoriz (sensibilizar para a importância da preservação das áreas sensíveis), recolha de resíduos na praia, visita ao Castelo da Feira e receção dos participantes no salão nobre da Autarquia, visita à ETAR Gaia Litoral e à ETA de Lever, apresentação de trabalhos, visita a Aveiro (para conhecer algumas das suas particularidades e os perigos associados ás consequências das alterações climáticas na região), passeio de moliceiro pelos canais da ria,  visita às Salinas da Marina da Noeirinha (possibilitando o contacto com o processo de extração do sal), visita à Praia da Barra e da Praia da Costa Nova (para conhecer os seus palheiros típicos e observar como o mar e a ria se encontram próximos).
No último dia, foi realizada, pelos alunos, a apresentação de posters sobre o consumo de água e energia pelos alunos, enquanto um grupo de docentes se dedicou a preparar a próxima mobilidade do projeto, que irá decorrer em outubro à Turquia.
A mobilidade terminou com um almoço onde estiveram também presentes as famílias que acolheram os alunos dos países participantes e onde foi realizada a entrega dos certificados.
O balanço desta semana foi muito positivo quer para alunos e docentes envolvidos, quer para as famílias. A participação em projetos Erasmus é uma mais valia para todos os elementos da comunidade educativa, a partilha de experiências, a diversidade cultural, o desenvolvimento de competências pessoais vai muito para além das aprendizagens desenvolvidas nas áreas temáticas trabalhadas.
Um agradecimento especial a todas as quinze famílias que acolheram os alunos durante esta mobilidade, que mostraram como os portugueses sabem bem receber e como fizeram os alunos sentirem-se em casa.

Professoras Goreti Rocha e Ana Figueira

Restantes ar­tigos dis­po­níveis, na edição impressa do jornal  O Re­gi­onal, n.º 3893
de 26 maio de 2022

 

3 Recomendações
5 visualizações
bookmark icon