Sociedade

Dia da Criança assinalado no Jardim Municipal com 1500 crianças


A Câmara Municipal de S. João da Madeira assinala o Dia Mundial da Criança, a 1 de junho, com um conjunto de iniciativas dirigidas aos mais novos. 1500 crianças, professores e assistentes operacionais juntam-se no Jardim Municipal, logo pela manhã.

O dia é deles e para eles. O Dia Mundial da Criança será assinalado este ano no Jardim Municipal, com cerca de 1500 crianças, a que se juntam os professores e assistentes operacionais.
Condicionado nos últimos dois anos devido à pandemia da Covid-19, a autarquia sanjoanense, juntamente com outros parceiros concelhios, vão proporcionar “um dia diferente”, naquela que “é a data mais importante” para as crianças, e que será centralizado no Jardim Municipal.
Assim, as crianças da educação pré-escolar e do 1.º ciclo do ensino básico vão ser desafiadas a participar numa maratona de atividades. A festa inclui diversos jogos preparados pelos professores de educação física e de expressão plástica das Atividades de Enriquecimento Curricular, incluindo jogos tradicionais, jogos coletivos e muitas brincadeiras. “Para além disso, os insufláveis vão também, com toda a certeza, deliciar a pequenada.”
O Presidente da Autarquia salienta a importância da data junto dos mais pequenos e lembra que a Câmara Municipal tem lançado inúmeras iniciativas ligadas às crianças, “designadamente” o programa de vacinação gratuita do rotavírus, a oferta da educação pré-escolar durante o mês de agosto, para os pais que trabalham nesse mês, o reforço da atividade física, no primeiro ciclo, e novos programas educativos, como a Assembleia Municipal Jovem e o programa Fórum.

Três escolas da cidade, “averbaram” os três primeiros prémios em reciclagem

Jorge Vultos Sequeira assegura que as crianças “representam o futuro da comunidade”, e, nesse sentido, lembra que a autarquia “desenvolveu uma forte aposta” na educação ambiental. “Foi com muito orgulho que recebemos a noticia que em 36 municípios, três das escolas de S. João da Madeira, averbaram os três primeiros prémios em reciclagem”, diz satisfeito.
As atividades do Dia Mundial da Criança em S. João da Madeira vão decorrer das 09.00 às 12.30, e das 14.00 às 16.30 horas.
Recorde-se que a efeméride assinalou-se pela primeira vez em 1950, por iniciativa das Nações Unidas, com o objetivo de chamar a atenção para os problemas que as crianças, então, enfrentavam. Neste dia, os Estados-Membros reconheceram que todas as crianças, independentemente da raça, cor, religião, origem social, país de origem, têm direito a afeto, amor e compreensão, alimentação adequada, cuidados médicos, educação gratuita, proteção contra todas as formas de exploração e a crescerem num clima de Paz e Fraternidade.

9 visualizações
bookmark icon