Política

Câmara aprova prorrogação do prazo de conclusão da ciclovia

• Favoritos: 3


A Câmara Municipal aprovou a prorrogação do prazo de execução da empreitada da ciclovia, bem como trabalhos complementares no valor de 112 mil euros. A obra deverá ficar concluída até 3 de julho, de acordo com o novo prazo aprovado

O empreiteiro solicitou a prorrogação do prazo da execução da obra da ciclovia, em todo o caso sendo aprovados os trabalhos complementares teria de haver um alargamento do prazo de conclusão da empreitada, conforme explicou o Presidente da Câmara, Jorge Vultos Sequeira, na reunião do executivo da passada segunda-feira.
“A realização de trabalhos complementares, acarreta legalmente a necessidade de estabelecer a prorrogação do prazo”, frisou Jorge Vultos Sequeira, remetendo ainda para as dificuldades de aquisição de materiais, bem como de mão-de-obra, justificadas pelo contexto de pandemia.
No entender do vereador Tiago Correia, da coligação ‘A Melhor Cidade do País’, a empreitada está a demorar “tempo a mais” e “tem é que acabar”, remetendo para “os transtornos que já causou” (recorde-se que, noutras reuniões, o vereador alertou para os constrangimentos do tráfego naquela zona, devido às obras).
A prorrogação do prazo de execução da ciclovia foi aprovada em reunião de Câmara, por todos os vereadores.
Quanto aos trabalhos complementares, “prendem-se com a técnica construtiva da estrutura pedonal da rua Manuel Vieira Araújo”. Jorge Sequeira lembrou que essa rua não tinha passeios, considerando que essa zona da cidade foi “profundamente melhorada”.
“O prazo para a execução dos trabalhos complementares objeto da presente adenda coincide com a prorrogação aprovada para a conclusão da obra (...) ou seja, até 03 de julho de 2022”, lê-se na minuta da adenda ao contrato.
Os trabalhos complementares no valor de cerca de 112 mil euros (sem IVA incluído) foram também aprovados por unanimidade.
“Esta semana deverão iniciar-se os trabalhos de colocação de tapete verde no separador central e rotunda”, indicou o autarca, lembrando que já foram adjudicados trabalhos de pavimentação da Avenida do Vale e da Rua Manuel Vieira Araújo, cujo contrato já foi assinado. “Se o empreiteiro cumprir com o que está acordado, a muito breve trecho iniciar-se-á” esse trabalho de pavimentação, assegurou.
Recorde-se que a empreitada da ciclovia foi adjudicada por valor superior a um milhão de euros tendo compartição de fundos comunitários.

Ar­tigo dis­po­nível, em versão in­te­gral, na edição nº 3892 de O Re­gi­onal,
pu­bli­cada em 19 de maio de 2022

3 Recomendações
5 visualizações
bookmark icon