Sociedade

Rotary Club assinala 59º aniversário

• Favoritos: 3


O Rotary Club de S. João da Madeira assinalou, no último dia 8, o 59º aniversário do clube.

O dia contou com a presença do Governador do Distrito, como acontece anualmente em todos os clubes do mundo e, também, nos clubes do Distrito Rotário 1970 (centro e norte de Portugal).
Assim, nesse dia, esteve na cidade o governador do ano 2021/22, Fernando Luís Nogueira. O primeiro ato oficial da visita foi uma deslocação à Câmara Municipal, onde a delegação do clube foi recebida pelo Vice-presidente da Câmara José Nuno Vieira onde foram trocadas “impressões sobre projetos com pontos comuns, na área cultural e social”, refere nota enviada ao nosso jornal..
À noite realizou-se o tradicional Jantar Festivo, em que participaram a vereadora Paula Gaio, em representação da Câmara Municipal, o Presidente da Junta de Freguesia, o Comandante da PSP, rotários de mais de uma dezena de clubes, amigos e representantes de entidades locais, como o Lions Club, a CERCI e a Santa Casa da Misericórdia.
O presidente Hugo Silva, lembrou, em nome do clube, algumas pessoas que, de alguma forma, se distinguiram pelo seu desempenho profissional ou pelo seu envolvimento em projetos de cariz social. O jornalista Fernando Aguiar foi agraciado com um Diploma de Mérito “pelos relevantes serviços de divulgação jornalística prestados em prol de Rotary e da comunidade sanjoanense”. Foi, ainda, chamado a receber um Diploma de Mérito Rotário Luís Bastos, engenheiro membro do Rotary Clube de Oliveira de Azeméis, pelo seu papel no projeto de apoio aos profissionais de saúde, no início da pandemia, refere a mesma nota
Foram ainda chamados a receber um distintivo dez voluntários do projeto Sopa Solidária que, a partir da Universidade Sénior, confecionam e fazem chegar, diariamente, uma sopa, um pão e uma fruta a cerca de cinquenta pessoas carenciadas.

De salientar que o Rotary Club tutela a Universidade Sénior, e mantém, em parceria com a Junta de Freguesia, o projeto “Sopa solidária”, enquadrado pela rede social da Câmara. O clube atribui, ainda, bolsas de estudo a dez bolseiros, média anual dos últimos anos. Para além disso, colabora pontualmente com a Câmara Municipal, como aconteceu recentemente com o projeto de apoio ao povo ucraniano, dinamizado pelos jovens do Rotaract.
Fernando Laranjeira, membro do clube e antigo governador de distrito, ofereceu dois títulos Paul Harris, uma distinção rotária de grande valor simbólico, “porque evoca o fundador do movimento: um Teresa Maria Almeida, Teresinha, como é conhecida por toda a gente, pela sua total dedicação ao projeto Sopa Solidária; outro à sua neta Clara Laranjeira”.
No final, houve tempo para algumas intervenções, todas elas pondo em relevo a importância do Rotary Clube na vida de S. João da Madeira, cimentada ao longo dos seus 59 anos de existência. Usaram então da palavra a vereadora Paula Gaio, Peter Gay, do Rotaract Club de S. João da Madeira, José França, representante do clube padrinho, RC do Porto, Paulo Barreira, em representação do presidente do Lions Club e Rodolfo Andrade, presidente da Junta de Freguesia.
O último orador foi o Governador Fernando Luís Nogueira, que manifestou a sua grande satisfação pela forma como o clube sanjoanense se integra na sua comunidade, como interage com a Câmara, a Junta de Freguesia e outras instituições locais. “Tentem realizar tudo o que vocês imaginarem de bom para a vossa comunidade, porque a missão dos rotários é a de transformar vidas”, revela o Rotary.

3 Recomendações
11 visualizações
bookmark icon