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Serviços de saúde do CHEDV conquistam certificação internacional de qualidade ISO 9001

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O Centro Hospitalar de Entre o Douro e Vouga (CHEDV) conquistou a certificação do Sistema de Gestão da Qualidade, atribuída pelo Bureau Veritas no âmbito da norma internacional ISO 9001.

A "prestigiada" certificação é atribuída com base num paradigma de qualidade que se centra na excelência da prestação de serviços, medidas de segurança de utentes e profissionais, liderança eficaz e padronização nos processos organizacionais, bem como melhorias contínuas e constantes em termos de qualidade, segurança e gestão global.

O processo realizado e implementado no CHEDV abrange a prestação de serviços de saúde nas áreas de medicina interna; medicina intensiva; anestesia; obstetrícia (núcleo de partos e urgência); pediatria; unidade de cuidados intensivos de neonatologia; otorrinolaringologia; serviços farmacêuticos; ortopedia; unidade de colheita e aplicação da córnea e imunohemoterapia.

Para Miguel Paiva, presidente do Conselho de Administração do CHEDV, o reconhecimento vem comprovar a precoupação da instituição em "dar a melhor resposta aos utentes, através das melhores práticas e em respeito pelos procedimentos que cumprem os mais elevados padrões de qualidade, assim garantindo uma assistência humanizada, associada a uma medicina de excelência”.

“Estamos extremamente orgulhosos dos nossos profissionais e responsáveis dos serviços, pelo seu empenho e profissionalismo neste processo exigente, muito particularmente porque todo este processo de candidatura e avaliação dos requisitos de certificação foram conseguidos em tempos de elevadíssima exigência de trabalho, pois aconteceram durante a vigência da pandemia Covid-19”, acrescenta o responsável. 

No entender de Miguel Paiva, “só uma equipa recheada de profissionais altamente competentes e comprometidos com o serviço público era possível em tão difíceis circunstâncias”.

O ISO 9001 é uma norma do sistema de gestão da qualidade publicada pela ISO (International Organization of Standardization). A norma fornece uma estrutura para a gestão dos processos de qualidade de uma organização, baseada em oito princípios: foco no cliente; liderança; envolvimento das equipes; abordagem de processos; abordagem de sistemas; melhoria contínua; tomada de decisão baseada em factos; relação de benefício mútuo com fornecedores.

 

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