Quando nos desafiamos a escrever sobre os nossos amigos a tarefa torna-se logo em algo de dificuldade elevada. Já lá vão mais de quarenta anos de conhecimento mútuo com todos eles. O basquetebol contribuiu, e contribui, para que os nossos encontros continuem a ser uma realidade.
Desta vez o encontro foi na columbófila de Ovar. Uma excelente caldeirada de enguias e umas lulas grelhadas para quem não arriscou nas enguias, foi o repasto para este encontro. Estiveram presentes o Sérgio, o João Aguiar, o Borges, o Danilo, o Ilídio (que foi o organizador deste encontro), o Paulo, o Kit, o Carlos, o Zé, o rookie Saramago que esperamos que não se tenha desiludido com este regresso a este grupo, e claro, este que vos escreve. Como sempre fizemos uma evocação saudosa ao Ramalhosa, ao Ferraz e ao Cassiano. Lamentamos as ausências do David, do Nelson e do nosso guru António Pinto.
Enquanto se come, naturalmente o silêncio de quem vai mastigando e bebendo... aliás, o silêncio só é quebrado quando alguém eleva a voz para pedir mais uma garrafa. Depois, seguem-se os impropérios futebolísticos, lugares comuns que a todos nos diverte... Assim fossem todos os adeptos do dito desporto rei. Bem, mas rainha é o tradicional encontro de sueca que se segue a estes jantares. O Sérgio apresenta um baralho de cartas americanas! Risos, afinal são iguais às nossas!... Apresentam-se as equipas: eu e o Ilídio, o Sérgio e o Danilo, que são acusados de fazerem vários treinos antes destes encontros. O jogo começou, com o resto do grupo à nossa volta a tentarem destabilizar as nossas concentrações. Depois de vários macetes, bem, escrevo esta palavra porque todos os jogadores de sueca, profissionais e amadores, sabem ao que me refiro, lá fomos ganhando jogos.
Enfim!... Mais uma noite maravilhosa! Que bom que é sentir, finalmente, o calor dos vossos abraços... sabem ao que me refiro. Que o próximo seja breve. No regresso ainda houve tempo para uma pequena reflexão sobre o momento do basquetebol na nossa A.D.S., mas este tema será motivo para outra crónica.
Na música, Chris Rea. Nos livros, “Desenmerda-te mindset”, de Fernando Moreira.
Chegou a primavera, cuidado com as alergias!