Região

Arrifana celebra-se em abril “com alma”

• Favoritos: 1


Depois do filme “O Massacre de Arrifana”, sobre as invasões francesa, há agora uma panóplia de iniciativas que pretendem dar destaque a esta vila do concelho de Santa Maria da Feira, num projeto global intitulado “Arrifana com Alma”.

A iniciativa ‘Arrifana com História’ terá atividades que vão desde concursos a concertos passando por feirinhas de artesanato, entre 22 e 24 de abril.
As outras iniciativas incluem ‘Arrifana com fé’; ‘Arrifana com Flores’ (concurso para seleção anual dos jardins privados e públicos mais bonitos) e ‘Arrifana com Arte’ (evento cultural anual, com a colaboração do escultor Paulo Neves).
O objetivo desta última é apoiar artistas da área da pintura, escultura, arquitectura, fotografia e cinema e a primeira edição será inaugurada no dia 30 de abril, sendo os primeiros artistas residentes o escultor Paulo Neves e o fotógrafo Frederico Martins. Decorrerá até 3 de julho e a entrada será gratuita.
Para a inauguração, foram convidadas as forças vivas de Arrifana, Bombeiros Voluntários (que em 15 de junho comemoram 95 anos), Clube Desportivo Arrifanense (celebra em 2 de abril 101 anos), Banda de Arrifana e Escuteiros, bem como o Padre de Arrifana, tal como indica Paulo Amorim, promotor do projeto.
Haverá ainda momentos dedicados à poesia (sessões de declamação); à música e à voz, isto porque Arrifana já não conta com um jornal desde há 15 anos.
“Sendo hoje em dia notória a dificuldade de sobrevivência da imprensa, decidi contactar um grupo de empresários ligados de alguma forma a Arrifana, solicitando um apoio publicitário regular, a fim de conseguir viabilizar, com consistência e qualidade jornalística, um veículo editorial mensal, 100% dedicado a Arrifana”, refere Paulo Amorim em nota remetida à redação d’O Regional.
As iniciativas contam com a colaboração do munícipio da Feira e da Junta de Freguesia de Arrifana.

12 visualizações
bookmark icon