Educação

Agrupamento de Escolas Serafim Leite debate cibersegurança

• Favoritos: 2


o Agrupamento de Escolas Dr. Serafim Leite, levou a cabo um conjunto de iniciativas no âmbito da Cidadania Digital. Duas dessas iniciativas intitularam-se “Comunidade escolar do AESL+ Segura”.

A propósito da celebração do Dia/Mês da Internet Mais Segura e consciente da necessidade de alertar a sua comunidade para esta temática, o Agrupamento de Escolas Dr. Serafim Leite, levou a cabo um conjunto de iniciativas no âmbito da Cidadania Digital. Duas dessas iniciativas intitularam-se “Comunidade escolar do AESL+ Segura” e foram dinamizadas pelos docentes do grupo de Informática, nomeadamente, Ana Silva, António Ferreira e João Paulo Barros.

A primeira, destinada a toda a comunidade educativa, consistiu numa palestra/debate em sala de aula no canal do Youtube, a TVSerafim, tendo a transmissão em direto decorrido no dia 10 de março, das 10h35 às 11h15. Para o efeito, contou com a participação do ex-aluno do Curso de Informática, Tomás Lima, que, atualmente, desempenha as funções de Especialista em Cibersegurança na Comissão Europeia e é empresário na área da Cibersegurança, tendo já exercido as funções de especialista em Cibersegurança na Equipa Nacional de Resposta a Incidentes de Segurança Informática. Os perigos e as técnicas de prevenção, no que concerne à utilização de passwords, do email e dos cartões de crédito foram as temáticas abordadas. Nesse dia, os docentes foram desafiados a acederem ao link do nosso canal, nas salas de aula, para assistirem à referida palestra em direto. Os pais e encarregados de educação bem como os assistentes técnicos e operacionais foram também convidados a assistir. O vídeo ficou disponível para visionamento ou tratamento posterior, como, por exemplo, debate sobre o assunto em sala de aula.

A segunda decorreu no dia 11 de março, das 14:30 às 16:30 e consistiu num debate no auditório, mais específico para os alunos dos Cursos Profissionais da Áreas das Ciências Informáticas e versou experiências e práticas na área de cibersegurança, mostrando a relevância do tema nos tempos que correm. Para o efeito, registou-se novamente a participação do Engenheiro Tomás Lima e, ainda, do Engenheiro Domingos Ribeiro, Diretor do Grupo Cyber1, empresa de Tecnologia da Informação, Perito Digital em processos judiciais e responsável pelo tratamento de dados e segurança informática em empresas do Brasil e Portugal

 

2 Recomendações
9 visualizações
bookmark icon