Sociedade

Assembleia Municipal Jovem guardou minuto de silêncio contra a guerra na Ucrânia

• Favoritos: 5


Mais de três dezenas de alunos “tomaram posse” nesta quarta-feira.

O Ato de Instalação da Assembleia Municipal Jovem (AMJ) de S. João da Madeira, referente ao mandato 2021-2022, realizou-se nesta quarta-feira, 9 de março, pelas 14h30. A sessão teve lugar na sala da Assembleia Municipal, no 1º piso do edifício do Fórum Municipal, onde decorreu, imediatamente a seguir, a 1ª reunião de funcionamento da AMJ.
Num dos primeiros momentos das suas novas funções, os alunos que tomaram posse como “parlamentares” no âmbito deste projeto guardaram um minuto de silêncio contra a guerra vivida na Ucrânia e em defesa da dignidade humana e da liberdade, juntando-se nesse gesto à Presidente da Assembleia Municipal, Clara Reis, ao Presidente da Câmara, Jorge Sequeira, restantes autarcas e professores presentes.
Entre os pontos da agenda dos trabalhos que se seguiram, esteve a eleição dos secretários da Mesa e do representante da Assembleia Municipal Jovem, seguindo-se a apresentação, discussão e deliberação das medidas subordinadas ao tema “Os outros e eu na minha cidade”.
Esse é o lema desta nova edição da AMJ, um projeto da Assembleia Municipal em parceria com a Câmara, que visa promover a “reflexão e debate sobre temas direcionados aos jovens, valorizando as suas opiniões, interesses e vontades, possibilitando a exposição das suas ideias, a partilha das suas preocupações e o encontro de soluções comuns”.
Foram 36 crianças e jovens do 4º ao 12º ano de escolaridade que tomaram posse nesta quarta-feira, passando a assumir o papel de parlamentares e a participar nas sessões da AMJ relativas ao ano letivo 2021-2022.
São alunos dos diferentes agrupamentos de escolas de S. João da Madeira – Dr. Serafim Leite, João da Silva Correia e Oliveira Júnior – e do Centro de Educação Integral (CEI), que foram eleitos para estas funções pelos seus colegas.

5 Recomendações
8 visualizações
bookmark icon