Educação

Semana UBUNTU da Empatia

• Favoritos: 2


Ao longo da semana, foi dedicado um dia ao desenvolvimento de cada um dos cinco pilares da filosofia Ubuntu.

De 21 a 25 de fevereiro, os professores António Resende, Alexandra Moura, Susana Henriques e a mediadora social Mafalda Queirós, com a supervisão de Alfredo Ferreira e de Cláudia Duarte do IPAV, dinamizaram a Semana Ubuntu, na qual participaram os alunos do 10.º e 11.º anos do Curso Profissional Técnico de Juventude e os delegados de turma do 8.º e 9. º anos da Escola Básica e Secundária de Arrifana.
Ao longo da semana, foi dedicado um dia ao desenvolvimento de cada um dos cinco pilares da filosofia Ubuntu (autoconhecimento, autoconfiança, empatia, resiliência e serviço), tendo sido também focados os três princípios em que esta filosofia assenta: ética do cuidado, construir pontes e liderança servidora.
No âmbito do princípio “construir pontes”, Virgínia Familiar apresentou o seu testemunho, enquanto elemento integrante do projeto “Dress a girl around the world”, que contempla a confeção de roupas para oferecer em vários países.
Esta semana contou também com o testemunho do Dr. Jorge Paiva e com a presença do seu cão guia Zangão, que cativou todos os presentes. Numa conversa bastante enriquecedora, foi apresentada a sua experiência pessoal de superação (a circunstância de ter ficado cego com 47 anos) e de como o seu cão-guia Zangão entrou na sua vida e de como este a trouxe para um patamar de independência e liberdade que nem imaginava ser possível. Houve ainda lugar para apresentação do seu primeiro livro “Nasci de Novo – Como o meu cão-guia Zangão transformou a minha vida” e da experiência da sua viagem, sozinho com o seu cão, por oito países da Europa. Sem dúvida, um excelente contributo desta dupla (cego/cão-guia) para a divulgação dos valores de liberdade, independência, autonomia e segurança, inspirando vidas e experiências.
Em simultâneo, decorreu a semana da empatia, organizada pelo mesmo grupo de docentes/mediadora, que contemplou atividades diferenciadas para o 2.º e 3.º ciclos, destacando-se a elaboração do mural dos elogios.
Uma semana extremamente enriquecedora que promoveu a criação de laços e fortaleceu as relações interpessoais.

Restantes ar­tigos dis­po­níveis, na edição nº 3881 de O Re­gi­onal,
pu­bli­cada em 3 março de 2022

2 Recomendações
11 visualizações
bookmark icon