Cultura e Lazer

Orquestra Ligeira do Exército atua no sábado na Casa da Criatividade

• Favoritos: 1


A Orquestra Ligeira do Exército atua no próximo sábado, dia 5, na Casa da Criatividade, num espetáculo com entrada gratuita.

A Orquestra Ligeira do Exército atua no próximo sábado, dia 5, na Casa da Criatividade, num espetáculo com entrada gratuita.
Conforme se recorda na página daquela casa de espetáculos, a Orquestra inicou atividade em 1976, sucedendo a um agrupamento musical militar que, no início dos anos 70, fez furor no programa radiofónico da RDP, "Alerta Está!".
“Oficializando-se em 1979, passou a representar o Exército Português e a colaborar com outros ramos das Forças Armadas, entidades e organismos civis, apresentando-se nas mais prestigiadas salas de espetáculos do País e atuando com os mais variados artistas e convidados do panorama musical nacional e internacional”, completa a mesma fonte, que também acrescenta a estrutura em “género de Big Band com cinco saxofones (flauta, clarinete), quatro trompetes (fliscorne), quatro trombones, dois teclados, duas violas, bateria, percussão e três vocalistas”.
Além da execução de composições de música ligeira, a Orquestra desenvolve um trabalho de recolha, instrumentação e difusão de temas de raiz popular.
Agraciada com a Medalha de Serviços Distintos - Grau Ouro, e notabilizada como uma verdadeira “embaixadora” do Exército Português junto da sociedade militar e civil, a Orquestra Ligeira do Exército contribuí assim “para a afirmação e valorização do património cultural português”.

 

14 visualizações
bookmark icon