Sociedade

Nove ruas e travessas vão ter nome

• Favoritos: 1


A pintora Paula Rego terá uma rua com o seu nome na via que liga a Oliva Creative Factory e o Centro de Arte Oliva à Rua Oliveira Júnior.

O Presidente da Câmara Municipal, Jorge Vultos Sequeira, emitiu ontem, dia 23, um despacho de atribuição de topónimos a ruas de S. João da Madeira que não possuíam nome e que “causavam, assim, constrangimentos” a moradores e empresas residentes.
Após parecer positivo da Comissão Municipal de Toponímia, que reuniu na última sexta-feira dia 18, nove artérias do município sanjoanense passam a ter identificação.
A saber: “Pátio Relógio de Sol”, via localizada na envolvente aos blocos Central e Poente da Cooperativa 11 de Outubro, que têm acesso a partir da rua Relógio de Sol; - “Pátio António Sérgio”, rua que serve o Bloco Norte da Cooperativa 11 de outubro, que tem acesso a partir da rua António Sérgio; - “Rua António Pinto de Oliveira”, extensão da atual via existente a toda a nova Zona Industrial das Travessas, percorrendo esta em forma de “U” toda na área em questão, atribuindo-se também o topónimo de “Travessa António Pinto de Oliveira” ao troço secundário que liga as duas faixas da rua acima referida; - “Rua Paula Rego” será o topónimo atribuído ao arruamento de ligação entre a Rua Oliveira Júnior, a nascente, e a Rua da Fundição, a sul; - “Rua do Roupal”, na zona de Casaldelo, atribui-se este topónimo ao troço compreendido entre a avenida de Casaldelo a norte e a Estação Elevatória das Águas a sul, preservando-se a memória histórica daquele local associada à presença no local da Quinta do Roupal; - surgem os topónimos “Rua Herberto Hélder”, “Rua Florbela Espanca”, “Rua Eugénio de Andrade” e a “Rua Vasco Graça Moura” em arruamentos que integram a zona da urbanização da Quinta da Senhora da Luz e que, até à data, não possuíam qualquer nome.
A Comissão Municipal de Toponímia reúne mensalmente para dar pareceres sobre propostas relacionadas com esta matéria. Integram este órgão representantes dos partidos com assento na Assembleia Municipal, a presidente da Assembleia Municipal, o presidente da Junta de Freguesia, o responsável pela Divisão do Ordenamento do Território da autarquia, Arq.º Joaquim Milheiro e o Arq.º Paisagista Sidónio Pardal.

7 visualizações
bookmark icon