Opinião

O novo Parlamento

• Favoritos: 4


O novo parlamento surgido das desnecessárias eleições, desejadas por Marcelo Rebelo de Sousa (MRS), está pronto para ser instalado. De modo democrático os eleitores portugueses escolheram uma nova paleta de forças políticas na Assembleia da República.
O argumento principal (publicitado) que motivou MRS a dissolver Assembleia da República e a convocar eleições foi a urgência de ter o Orçamento aprovado. Mas o argumento do Presidente, quanto a mim, não é verdadeiro. Já se perderam 3 meses com este acto presidenciável, continuamos à espera e vamos ter de esperar mais meses. Se MRS estivesse verdadeiramente interessado, na melhor solução para o País, teria seguido outro caminho.
Tenho a convicção que o Presidente da República aproveitou a situação para retirar à Esquerda (CDU e BE) a capacidade de influenciar o Governo e dar uma chance, ao seu PSD, para que este se curasse as costas da derrota de 2015.
No primeiro objectivo foi feliz no segundo nem por isso.
Até ao fim do seu mandato, MRS vai ter António Costa (AC) como primeiro-ministro, salvo se algum acontecimento externo o levar para Bruxelas.
O novo quadro da Assembleia da República penaliza drasticamente a Esquerda que perdeu 26 deputados entre 2015 e 2022 e dá a António Costa, o que ele há dois anos estava a desejar: MAIORIA ABSOLUTA.
Mostra quanto inteligente, habilidoso e fingidor é o Secretário-Geral do PS. Revela que não foi muito assertivo a Esquerda em 2015, quando AC, após as eleições se estava a afogar, terem-lhe atirado duas bóias de salvação. Acho que se fossem interessados leitores de Maquiavel ter-lhe-iam amarrado duas sacas carregadas de chumbo às costas e assistido, serenamente, ao seu afogamento.
A Esquerda perdeu excelentes deputados que vão fazer muita falta no parlamento e nos seus grupos parlamentares. O Parlamento está abismalmente mais pobre. O perigo do Socratismo está aí. Oxalá eu me engane!
Agora “não adianta chorar sobre o leite derramado”. Há que seguir em frente. A Esquerda não tem outra opção
A LUTA CONTINUA!

4 Recomendações
6 visualizações
bookmark icon