Desporto

Torneio Nadador Completo Cadetes

• Favoritos: 2


No dia 6 de fevereiro, em cumprimento do Torneio Nadador Completo para Cadetes, estiveram em Espinho 117 nadadores em representação de 14 clubes. Dando conta do que a ADS/Fepsa vai fazendo pela natação, os Cadetes B Renato Costa e Gustavo Ferreira foram os nadadores de serviço, distintos e entusiasmados, respiravam vontade de nadar. A prova foi organizada, montada e conduzida pela ANCNP Associação Natação Centro norte de Portugal com a positiva ajuda da Câmara Municipal de Espinho. No que foi uma mostra de natação desportiva bastante interessante.
O regulamento do torneio incentivava a que todos os nadadores exibissem, ao longo do dia, todas as técnicas de nadar (crol, costas, bruços e mariposa). A ordem de lugares na tabela final de classificações seria obtida pelo somatório do conjunto de todas as provas nadadas (5 para cadetes A e 4 para cadetes B). O Renato foi para cumprir toda a parte do programa que lhe competia e assim fez, foi corajoso e investidor até ao fim, nadou seguro e com um agradável nível, convenceu; o Gustavo, embora Cadete B, é dois anos mais novo que o Renato: conquanto já não fosse a sua primeira competição, como ainda está numa primeira fase de formação, foi inscrito em apenas três provas do programa, afirmou ao que vinha e fez a sua parte com bravura e beleza.
No geral, dos 117 nadadores, muitos deles já sabedores e conscientes de um bom conjunto de pressupostos técnicos tácticos e volitivos que lhes vão sendo exigidos apareceram muito concentrados, lutaram pelas suas provas com um digno empenho, fazendo já, muitos deles, uso de acções e movimentos muito agradáveis de assistir. As bancadas mesmo sem a presença de público são calorosas, cheias de gritos de calor e muito entusiasmo; todos se vão incentivando alegremente, no fim ficam contentes com o melhor desempenho dos colegas de equipa e dos adversários: é a natação em ebulição.
Temos o que se vai fazendo nas nossas piscinas e não podemos dizer feito com um espírito desenfreadamente competitivo, de rivalidade ou de antagonismo, a maior parte das vezes é apenas superação individual, pedagogia e educação. Não queremos ver o pódio como a superação de tudo e de todos, podemos fazer com que seja um jogo e recheado de verdadeiros momentos divertidos, uma paixão e um prazer. Sim, a Natação Desportiva, pode ser fascinante e excitante e ajudar a produzir outras essências que deixarão, aberta e disponível, toda a genial natureza da alegria.

Somos Natação Desportiva
ADS/Fepsa

2 Recomendações
7 visualizações
bookmark icon