Sociedade

Hospital de dia de oncologia já ocupa o terceiro piso do Hospital sanjoanense

• Favoritos: 2


O terceiro piso do Hospital de S. João da Madeira já recebeu esta semana os primeiros doentes oncológicos que, desde 2020, tinham sido deslocados do Centro Hospitalar de Entre Douro e Vouga para uma clinica privada, devido à pandemia.

A notícia foi avançada em primeira mão, em janeiro deste ano, pelo ‘O Regional’. O Centro Hospitalar do Entre Douro e Vouga (CHEDV) passou a disponibilizar, desde a última segunda-feira, dia 31, os seus tratamentos oncológicos, no Hospital de S. João da Madeira, após dois anos, em que, devido à covid-19, foram realizados numa unidade privada que, apesar de ser dinamizado com técnicos e equipamento do CHEDV, e tinha um custo de 56.000 euros a cada oito meses, apurámos junto de fonte hospitalar.
O presidente do conselho de administração do CHEDV adianta, à nossa reportagem, que o plano de investimentos “prevê que a unidade de Hospital de Dia de Oncologia ocupe instalações próprias dentro do Hospital de S. Sebastião, mas com um acesso autónomo, para que os doentes não se cruzem com os restantes doentes e utentes do hospital”. Miguel Paiva explica que, “enquanto a construção desse espaço não avança, foi necessário concretizar a saída da unidade privada”. Olhando para as instalações do CHEDV como um todo, “entendeu-se optar pela ocupação de um dos três pisos do Hospital de S. João da Madeira. Para o conseguirmos, tivemos de promover alterações importantes ao funcionamento da Unidade de Cirurgia de Ambulatório daquela unidade, uma vez que uma parte do espaço, agora ocupado, era utilizado para apoio a essa atividade”, garantiu.
De salientar que o hospital de dia para doentes com cancro começou por funcionar no Hospital São Sebastião, já que, em Santa Maria da Feira, é a sede do centro hospitalar que agrega ainda as unidades de S. João da Madeira e Oliveira de Azeméis.

Ar­tigo dis­po­nível, em versão in­te­gral, na edição nº 3877 de O Re­gi­onal,
pu­bli­cada em 3 de fevereiro de 2022

2 Recomendações
9 visualizações
bookmark icon