Política

Mais de mil sanjoanenses já votaram antecipadamente

• Favoritos: 59


Foram mais de mil os sanjoanenses que foram às urnas no último domingo. Foram ainda 26 os votos recolhidos nos dois lares da Santa Casa da Misericórdia. Jorge Sequeira e Pedro Nuno Santos já votaram antecipadamente para as Legislativas. 

O presidente da Câmara Municipal de S. João da Madeira, Jorge Vultos Sequeira, e Pedro Nuno Santos, ministro das Infraestruturas e da Habitação, que volta a ser o cabeça de lista dos socialistas pelo círculo de Aveiro, exerceram o seu direito de voto nas eleições legislativas no último domingo, 23 de janeiro.
Com secção de voto no edifício da autarquia, e para permitir um processo cómodo e em segurança, o Município montou uma operação que envolveu a disponibilização de um total de quatro mesas, “mais duas do que nas últimas presidenciais”. Os dois socialistas foram dois dos 1131 eleitores que se inscreveram para votar antecipadamente na cidade, mas só 1042 votaram, de acordo com dados recolhidos junto da autarquia.
Os votos dos 26 idosos dos dois lares da Santa Casa da Misericórdia de S. João da Madeira e uma pessoa em confinamento devido à covid-19, que pediram para votar antecipadamente, começaram ontem, quarta-feira, dia 26, a ser recolhidos, por duas equipas da Proteção Civil de S. João da Madeira.
Trata-se de um processo que não é novo, tendo sido já há um ano que as autarquias se organizaram pela primeira vez para recolherem nos lares e no domicílio dos eleitores em confinamento os boletins com a escolha para o presidente da República.
Como já aconteceu nas anteriores eleições presidenciais e autárquicas, a Proteção Civil de S. João da Madeira, acompanhada por representantes dos partidos, “se assim o desejarem”, irão porta a porta recolher os votos.
As eleições legislativas realizam-se a dia 30 de janeiro. Quem se inscreveu para o voto antecipado, mas acabou por não o exercer, tem ainda oportunidade de o fazer no próximo domingo, sem necessidade de nova inscrição.

Mesas de voto dispersas pela cidade no domingo
À semelhança do que aconteceu nas eleições autárquicas de setembro, e nas presidenciais de janeiro do ano passado, as mesas de voto vão continuar espalhadas pela cidade, dia 30 de janeiro, nas eleições legislativas.
Assim, haverá secções de voto no fórum municipal, na Casa da Criatividade, nas escolas secundárias (Serafim Leite, Oliveira Júnior e João da Silva Correia), bem como no antigo ciclo preparatório.
No próximo domingo, os sanjoanenses podem, desta forma, eleger deputados à Assembleia da República, de entre os candidatos pelo círculo eleitoral de Aveiro.

59 Recomendações
125 visualizações
bookmark icon