Sociedade

Programa Municipal de Turismo Industrial celebra 10.° aniversário

• Favoritos: 86


Há 10 anos, no dia 23 de janeiro de 2012, realizaram-se as primeiras visitas aos Circuitos pelo Património Industrial de S. João da Madeira. A data é hoje comemorada na Casa da Criatividade.

Está a decorrer esta manhã, na Casa da Criatividade, a Sessão Comemorativa do 10º Aniversário do Turismo Industrial de S. João da Madeira. Do programa faz parte a apresentação pública do projeto-base para a Requalificação Arquitetónica do Centro de Memórias da Indústria (CMI), que irá nascer no Palacete do Rei da Farinha.
A Identidade Visual desse futuro espaço de preservação e investigação do património industrial de S. João da Madeira é também dada a conhecer nesta sessão, a que se seguirá uma visita ao emblemático edifício onde será instalado o CMI.
Mesmo no quadro da atual situação pandémica, que muito tem afetado o setor do turismo, o Município de S. João da Madeira assume que “pretende que 2022 seja um ano de celebração e de reinvenção para o Turismo Industrial de S. João da Madeira”.
Assim, “a partir da experiência consolidada durante a primeira década de vida deste projeto turístico, o Município de S. João da Madeira tomou a iniciativa de avançar com a criação de uma nova estrutura, o Centro de Memórias da Indústria”.
Para falar sobre o projeto vencedor do concurso de ideias para a instalação do CMI no Palacete do Rei da Farinha, conta-se com a presença na sessão do seu autor, o arquiteto Nuno Lacerda. Já o designer Paulo Marcelo abordará a identidade visual desse futuro equipamento visual.
Ao Presidente da Câmara, Jorge Vultos Sequeira, cabe a intervenção de abertura, estando também previstas palavras de Luís Pedro Martins, Presidente da Entidade de Turismo Porto e Norte de Portugal, e de António Cunha, Presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte (CCDRN).
Os circuitos de Turismo Industrial de S. João da Madeira inclui atualmente, 22 locais de visita, incluindo 14 empresas. Uma das principais marcas deste programa inovador em Portugal é a possibilidade de serem visitadas fábricas em laboração.

 

86 Recomendações
157 visualizações
bookmark icon