Sociedade

“Walk thru” do Centro Médico da Praça abrirá brevemente

• Favoritos: 43


São testes rápidos antigénio, comparticipados a 100% pelo Estado, até um limite de quatro testes mensais por cidadão. Até ao dia 17 de janeiro de 2022, foram dadas 111.300 vacinas contra a Covid-19.

Na praceta em frente à entrada da Câmara Municipal de S. João da Madeira, encontra-se instalada uma estrutura “walk thru” do Centro Médico da Praça (CMP), que abrirá brevemente e que irá permitir a realização de testes gratuitos à covid-19, alargando esta oferta na nossa cidade.
Este espaço surge no âmbito de um protocolo de colaboração entre a autarquia e o CMP, que envolve a disponibilização de 2.000 testes, sendo esta cedência fruto de uma outra parceria estabelecida pelo Município, neste caso com a Administração Regional de Saúde do Norte.
Esta medida vai, assim, ao encontro das atuais orientações nacionais direcionadas para o aumento da testagem da população, tirando partido da cedência, pelo Ministério da Saúde, de testes à SARS-CoV-2.
Ao disponibilizarem-se para cooperar na implementação desta iniciativa em S. João da Madeira, a Câmara Municipal e o CMP contribuem para acrescentar eficácia e eficiência na estratégia de combate e controlo da situação infeciosa.
Foi aprovado um protocolo de cooperação com a ARS norte para “o Ministério da Saúde dar ao município testes antigénio, cabendo ao município garantir a feitura dos testes de acordo com regras técnicas”, tal como informou o presidente.
“Só uma entidade respondeu ao repto nos termos pretendidos pela autarquia”, indicou ainda sobre o documento que visa igualmente um protocolo com essa entidade (Centro Médico da Praça – CMP).

Ar­tigo dis­po­nível, em versão in­te­gral, na edição nº 3875 de O Re­gi­onal,
pu­bli­cada em 20 de janeiro de 2022

43 Recomendações
145 visualizações
bookmark icon