Opinião

Tanque...

• Favoritos: 12


O dia estava de chuva, aquela chuva miudinha e chata, estão a ver... daí que não estivesse muito propício para a roupa que tinha acabado de sair da máquina de lavar secasse. Com um dia assim o que poderíamos fazer? Demos por nós a pegar na roupa, que tinha acabado de ser lavada, e ir com ela para uma das lavandarias existentes na cidade. Depois de colocarmos a roupa na máquina de secar, ao sentar-me para esperar pelo fim do programa de secagem, notei que não tinha nenhum livro para ler e propus-me a deixar voar o pensamento.
Estar ali era um sinal dos tempos... Rapidamente fui até à minha meninice e logo me lembrei da minha mãe. Quando ela se dirigia para o Basófias, o rio Mondego... com o seu alguidar de barro, cheio de roupa suja, ajudada pela rodilha que amortecia o peso do alguidar. Tal tricana de Coimbra! A ida ao rio, para além de lavar e secar a roupa, era o momento certo para aprendermos a nadar. E já que falo do Basófias, lembro que estamos em campanha eleitoral, logo temos de ter cuidado e não deixarmos que o monte de basófias que vamos ouvindo não nos influenciem negativamente.
Sentado a ver a máquina de secar na sua função rotativa, deixei correr o pensamento até à poucos anos atrás... aos momentos que a minha sogra nos pedia para a ajudarmos a levar as passadeiras e carpetes lá de casa até ao tanque público existente ao lado da nossa câmara municipal. Em S. João da Madeira existem vários tanques, ou melhor dizendo, lavadouros... alguns ainda hoje ativos. As pessoas que os usavam, essas sim, infelizmente vão desaparecendo da nossa companhia.
Lá continuei mais uns minutos à espera que a máquina acabasse a sua função. Antes de pegar na roupa já seca, ainda me lembrei de algo que a Rosalina nos dizia à beira do tanque: “A água lava tudo, só não lava as más línguas”.
O ano está a arrancar... espero que para todos seja muito melhor do que aquele que acabou.
Na música, Leo Kottke. Nos livros “Um negro que quis viver”, de Richard Wright.
Não deixem de ouvir música e de ler!

Bom ano!

12 Recomendações
comments icon0 comentários
0 favoritos
25 visualizações
bookmark icon

Escreva um comentário...

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *